A vitória de João Fonseca chegou com parciais de 7-6 (3), 7-6 (5) e 6-3, em 2:28 horas. O triunfo em mais uma estreia de Grand Slam levou o jovem de 19 anos quebrar um tabu de 15 anos para o ténis brasileiro. Esta é a primeira vez desde 2010 que um jogador do Brasil passa da primeira ronda em todos os Slams do ano. O último a conseguir foi Thomaz Bellucci.
O adversário de João Fonseca na próxima rodada será Thomas Machac, número 22 do ranking da ATP. O checo bateu o italiano Luca Nardi por 3-0 na estreia. Os dois nunca se defrontaram no circuito.
Absoluto em estreias
Campeão do US Open Juvenil em 2023, João Fonseca fez uma bela estreia no quadro principal do Grand Slam norte-americano. O brasileiro teve pela frente um duro Miomir Kecmanovic e precisou ser paciente para encontrar o caminho da vitória. Na primeira parcial, João foi quebrado no quarto jogo e parecia que ia ficar atrás no duelo. Porém, em grande recuperação, devolveu a quebra e venceu por 7-3 no tie-break.
O roteiro do segundo set foi parecido e João novamente saiu atrás. Mas devolveu a quebra e viu o jogo caminhar para o tie-break. No desempate, fechou a parcial com vitória por 7 a 5.
A vantagem por dois sets não fez com que o jogo ficasse mais fácil para João Fonseca. Apesar do domínio técnico sobre o adversário, o brasileiro passou a lidar com problemas estomacais e chegou a vomitar durante o última parcial. Mesmo assim, com muita bravura, o jovem manteve a intensidade alta e conseguiu fechar o set em 6-3.