Zverev, o vice-campeão do US Open de 2020, conquistou o primeiro set e teve um set point no segundo, mas acabou por ceder, pois Auger-Aliassime venceu 4-6, 7-6(7), 6-4, 6-4 em três horas e 48 minutos.
É a primeira vez que Zverev não consegue chegar à segunda semana em Nova Iorque desde 2018. Foi a eliminação mais precoce num Grand Slam depois de Wimbledon, no mês passado, em que caiu na primeira jornada.
A melhor campanha de Auger-Aliassime num major aconteceu quando chegou às meias-finais em Flushing Meadows, há quatro anos.
"Isto sabe bem. Tenho vindo aqui desde 2018. Ainda sou jovem, já passaram alguns anos, mas estou a fazer o meu caminho", disse Auger-Aliassime, de 25 anos, que derrotou pela primeira vez um jogador do top 5 num Grand Slam: "O torneio ainda está a decorrer, o trabalho ainda não está feito, mas isto significa muito para mim."
Zverev venceu uma abertura equilibrada, com o terceiro cabeça de série alemão a atacar cedo com um break no jogo inicial.
Apesar de o canadiano ter recuperado, Zverev voltou a pressionar imediatamente para retomar a liderança e depois fechou a porta para vencer o set, conseguindo três jogos de serviço sem enfrentar um break.
O segundo set transformou-se numa exibição de serviços, com nenhum dos jogadores a enfrentar um break point e a chegar ao tiebreak.
Zverev, ainda à procura do seu primeiro título do Grand Slam, parecia pronto para se distanciar depois de uma dupla falta lhe ter dado a vantagem em 4-4, mas Auger-Aliassime voltou a ripostar com uma execução destemida.
Ambos desperdiçaram set points antes de o canadiano finalmente conquistar o set por 9-7, com uma bola na fita fortuita a selar o set e a empatar o encontro.
O 25.º cabeça de série elevou o seu nível no terceiro set, quebrando cedo e batendo winners certeiros que abalaram o alemão, que bateu com a raquete à medida que se sentia cada vez mais frustrado com o set a escapar-lhe.
Auger-Aliassime assumiu o controlo total no quarto set, quebrando em branco, aproveitando uma vantagem decisiva e fechando o set ao serviço para garantir a vitória perante uma multidão estrondosa no estádio Louis Armstrong.
Auger-Aliassime avança para o duelo da quarta jornada com o russo Andrey Rublev, 15.º cabeça de série, na segunda-feira.

