Mais

US Open: Draper supera o "excelente" qualifier Gomez para passar à segunda ronda

Jack Draper segue em frente em Nova Iorque
Jack Draper segue em frente em Nova IorqueKevin Lamarque / Reuters
O britânico Jack Draper superou uma oscilação no terceiro set para iniciar a sua campanha no US Open com uma vitória, esta segunda-feira, derrotando o qualifier argentino Federico Agustin Gomez por 6-4, 7-5, 6-7(7), 6-2 na primeira ronda.

Recorde as incidências da partida

A vitória marcou o primeiro jogo de singulares competitivo de Draper desde a sua eliminação na segunda ronda em Wimbledon, no mês passado e, embora tenha tido um início sólido, foi testado antes de garantir a vitória em três horas.

"É inacreditável estar aqui em Nova Iorque. Não tinha a certeza se conseguiria estar aqui este ano, mas fizemos um excelente trabalho com a equipa desde Wimbledon para me colocar de novo em campo", disse Draper, que tem estado a gerir uma lesão no braço esquerdo.

"Não foi a minha melhor prestação, mas o mérito é do meu adversário. Ele jogou um ténis excelente. Estou ansioso por melhorar e espero que melhore à medida que o torneio for avançando", acrescentou.

O quinto cabeça de série, semifinalista em Nova Iorque no ano passado, mostrou um serviço sólido no início, mas teve dificuldades em manter o controlo, por vezes, contra o número 203 do mundo, depois de ter jogado pares mistos com Jessica Pegula na semana passada como única preparação.

Draper aproveitou a inconsistência do seu adversário para assumir o controlo, quebrando para zero na sua primeira oportunidade antes de fechar o primeiro set.

Manteve a pressão no segundo, quebrando novamente e consolidando uma vantagem de 3-1, chegando mesmo a ameaçar um duplo break no seu jogo de retorno seguinte.

Mas o ímpeto desvaneceu à medida que a energia de Draper diminuiu e vacilou quando estava a servir para o set, a sua dupla falta deu a Gomez um break point que o argentino converteu para empatar a 5-5.

Draper rapidamente recompôs-se, animando-se com gritos de encorajamento antes de quebrar para restaurar a sua vantagem e servir para fechar o set.

O terceiro set viu Draper continuar a ter dificuldades no serviço e outra dupla falta permitiu a Gomez quebrar na primeira oportunidade, consolidando uma vantagem de 3-0.

Apesar de Draper ter anulado o break, o set foi então decidido num tiebreak, que Gomez, de 28 anos, venceu para manter as suas esperanças vivas.

Draper reagrupou-se no quarto set, forçando erros do argentino e aproveitando mais duas quebras de serviço para fechar o encontro e avançar para a segunda ronda, em que irá defrontar o belga Zizou Bergs.