Mais

US Open: Holger Rune vence Botic van de Zandschulp, depois de desperdiçar grande vantagem no terceiro set

Holger Rune mostrou uma forma promissora para passar à segunda ronda
Holger Rune mostrou uma forma promissora para passar à segunda rondaAL BELLO / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP / Profimedia

Holger Rune desperdiçou uma vantagem de 4-0 no terceiro set contra o neerlandês Botic van de Zandschulp, mas ainda assim conseguiu garantir o seu bilhete para a segunda ronda do Open dos Estados Unidos, ao recuperar para vencer o encontro com relativa facilidade, por 6-3, 7-6, 7-6.

Recorde as incidências da partida

Esta segunda-feira à noite, Holger Rune, 11.º cabeça de série, abriu o torneio do Grand Slam em Nova Iorque com uma vitória em três sets sobre o neerlandês Botic van de Zandschulp, 73.º do ranking mundial.

Um alívio para Rune, que foi eliminado do US Open na primeira ronda em 2023 e 2024.

Apesar da vitória em três sets, Rune não jogou de forma particularmente convincente, mas conseguiu tirar proveito do facto de o seu adversário também não ter jogado o seu melhor ténis e ter cometido muitos erros.

Na semana que antecedeu o Open dos Estados Unidos, Botic van de Zandschulp chegou à final do Open de Winston-Salem e, por isso, chegou tarde a Nova Iorque num avião privado.

Os seis encontros da semana passada pareciam estar a afetar o alto neerlandês, que parecia desgastado desde o início e não conseguia encontrar o seu timing.

Rune conquistou facilmente uma vantagem de 3-0, mas depois o dinamarquês também começou a cometer muitos erros e a jogar de forma inconsistente. Não foi bonito, mas mesmo assim Rune conseguiu servir para vencer o primeiro set por 6-3.

O segundo set começou da mesma forma, com Botic van de Zandschulp a cometer numerosos erros, mas Rune não foi capaz de os punir devidamente.

Com o resultado de 2-1 a favor de van de Zandschulp no segundo set, o neerlandês recebeu assistência médica, mas decidiu continuar a jogar.

Ambos os jogadores tiveram dificuldades em fazer funcionar o seu plano de jogo e o encontro terminou num tiebreak, depois de Rune ter estado a dois pontos de perder o set em 5-6.

No tiebreak, Rune liderava por 4-1, mas deixou escapar a vantagem antes de acabar por vencer por 7-4. Após o set, Rune recebeu tratamento para um problema de estômago, mas continuou a jogar sem parecer afetado.

Zandschulp parecia completamente esgotado, e Rune rapidamente assumiu uma vantagem de 4-0 no terceiro set. Mas depois Rune perdeu a concentração e o neerlandês reagiu para restabelecer a igualdade em 4-4, e o Zandschulp teve mesmo uma oportunidade para quebrar novamente o serviço de Rune e fazer 5-4.

No entanto, Rune finalmente acordou novamente quando o terceiro set estava para ser decidido noutro tiebreak. O dinamarquês estava concentrado e conseguiu uma vantagem de 5-0, antes de vencer por 7-2 no seu segundo match point.

Na segunda ronda, na quarta-feira, Rune vai defrontar Mackenzie McDonald ou o alemão Jan-Lennard Struff