Adorada pelos adeptos, mas muitas vezes perdida num calendário dominado pela competição de singulares, a edição deste ano da competição de pares mistos começa cinco dias antes do sorteio principal e espera-se uma multidão no Estádio Arthur Ashe.
Emma Raducanu e Carlos Alcaraz, ex-campeões de singulares do US Open, jogarão juntos, enquanto Iga Swiatek, seis vezes vencedora do Grand Slam, junta forças com Casper Ruud, finalista em 2022, num alinhamento repleto de estrelas que os fãs dificilmente poderiam ter imaginado antes.
O formato foi revisto para incluir 16 equipas - metade das que competiram há um ano - com oito entradas baseadas na combinação das classificações de singulares dos jogadores e oito wildcards.
A reação dos adeptos tem sido positiva e os preços de um par de lugares à beira do campo para as meias-finais e a final de quarta-feira estavam cotados em mais de 500 dólares na plataforma de bilhetes secundários StubHub a partir de segunda-feira.
"Embora nem toda a gente goste de mudanças, vimos que os adeptos estão muito entusiasmados por ver estes jogadores de singulares de topo a competir juntos", disse Eric Butorac, diretor sénior do torneio para as relações com os jogadores e desenvolvimento de negócios, à Reuters.
Os organizadores foram inspirados a procurar o novo formato depois de ver as lendas reformadas Serena Williams e Andy Murray a competirem juntas nas duplas mistas em Wimbledon em 2019, que chamou a atenção dos fãs e da mídia.
Outros desportos também entenderam a mensagem: o golfe, o atletismo e a natação acrescentaram eventos mistos às agendas olímpicas, enquanto a inclusão da atiradora de elite da WNBA Sabrina Ionescu no Desafio de 3 Pontos da NBA no ano passado levou a um aumento da audiência televisiva.
"Como é que vamos fazer isto acontecer no Open dos EUA? Foi essa pergunta que nos fez começar a pensar... nas razões pelas quais os melhores jogadores não jogam, mas como é que podemos fazer com que isso aconteça", disse Butorac.
O grande aumento do prémio monetário para os vencedores, que passou de 200.000 dólares há um ano para 1.000.000 dólares, veio facilitar o negócio, enquanto que o lugar autónomo no calendário, na semana anterior ao sorteio principal, permitiu aos jogadores participarem mais facilmente.
"Quando os jogadores de singulares jogam pares mistos, é ótimo para os fãs", disse Swiatek ao Tennis Channel.
Duplas mistas - reação mista
O plano também atraiu muitos críticos, incluindo as veteranas jogadoras de pares e atuais campeãs italianas Sara Errani e Andrea Vavassori, que ganharam um wildcard e consideraram o formato uma "profunda injustiça".
A campeã olímpica de duplas, Katerina Siniakova, questionou a razão pela qual as melhores jogadoras de duplas precisariam de um wildcard.
"Muitos (dos críticos) são pessoas com quem joguei no tour, por isso todos têm o meu número de telefone e não tiveram medo de telefonar", disse Butorac, um especialista em pares reformado.
Os organizadores pegaram no total de 680.000 dólares em prémios monetários oferecidos nas duplas mistas há um ano e adicionaram-no às duplas masculinas e femininas, para além dos aumentos já programados nos prémios monetários, para manter o potencial de ganho dos jogadores de duplas.
"Quando tivemos essas conversas com os jogadores de pares, penso que nenhum deles gostou necessariamente da decisão, mas penso que muitos deles compreenderam que, de uma perspetiva mais alargada dos adeptos, isto é algo que queremos realmente experimentar", disse Butorac.