A atleta nascida no Cazaquistão, atualmente 10.ª classificada no ranking mundial, atravessa mais uma mudança na sua equipa técnica, após um ano marcado por instabilidade.
A última grande desilusão aconteceu no Open dos Estados Unidos, onde Rybakina, uma das principais favoritas ao título, foi eliminada pela checa Marketa Vondrousova em três sets: 6-4, 5-7 e 6-2.
Davide Sanguinetti é afastado por Rybakina
Sanguinetti juntou-se à equipa no início de 2024, depois de Rybakina ter tentado uma breve parceria com Goran Ivanisevic. Com o italiano na sua equipa, a jogadora alcançou alguns resultados importantes: um título em Estrasburgo e três meias-finais em torneios WTA 1000, mas não se saiu tão bem nos eventos do Grand Slam.
Regresso de Vukov, com quem Rybakina venceu Wimbledon em 2022
O regresso de Stefano Vukov, com quem Elena Rybakina conquistou Wimbledon em 2022, tornou-se possível depois de a WTA ter levantado a sua suspensão. O treinador croata tinha sido temporariamente banido da competição na sequência de alegações de comportamento inapropriado, mas o seu recurso foi aceite e, desde agosto, tem acesso a arenas e treinos oficiais.
Apesar de a presença de Vukov na equipa da cazaque continuar a gerar controvérsia, ele voltará a ser uma figura central na preparação da tenista, tal como aconteceu entre 2019 e 2024.
Rybakina terá agora algumas semanas de descanso antes do início do WTA 1000 China Open, onde será cabeça de série número 10 e tentará recuperar a melhor forma nesta reta final da temporada.