O número dois mundial, campeão do torneio nova-iorquino em 2022, voltou a exibir-se a um nível muito alto e, ao quebrar o adversário muito cedo em todos os sets, bateu com relativa facilidade o checo Jiri Lehecka (21.º ATP), com os parciais de 6-4, 6-2 e 6-4, em uma hora e 56 minutos.
O jovem Murciano, de 22 anos, continua sem ceder qualquer set em Flushing Meadows e esta terça-feira, frente a Lehecka, que havia vencido o último confronto direto no início do ano em Doha, não enfrentou nenhum ponto de break, registando o 59.º triunfo da época.
Graças à vitória nos quartos de final, Carlos Alcaraz qualificou-se pela terceira vez na carreira para o top 4 do Open dos Estados Unidos, nos últimos quatro anos, e manteve em aberto a corrida pela liderança do ranking mundial, que poderá reconquistar caso iguale ou faça melhor resultado que Jannik Sinner, atual número um e campeão em título.
“Se pensar demasiado no primeiro lugar do ranking, vou colocar pressão em mim e não quero isso. Apenas quero entrar em court, fazer as minhas coisas, seguir os meus objetivos e tentar desfrutar ao máximo. O primeiro lugar está lá, mas tento não pensar muito nisso”, reconheceu o espanhol, apurado pela nona vez para as meias-finais de um major.
Carlos Alcaraz, que esta temporada já conquistou seis troféus, fica agora a aguardar pelo desfecho do embate entre o sérvio Novak Djokovic, dono de 24 títulos do Grand Slam, quatro deles conquistados em Nova Iorque, e o norte-americano Taylor Fritz (quarto do mundo), vice-campeão do torneio em 2024, para conhecer o próximo adversário.
Na competição feminina, a anfitriã e número quatro da hierarquia WTA, Jessica Pegula, continua igualmente imbatível e sem perder qualquer partida, confirmada a vitória sobre a checa Barbora Krejcikova (62.º ATP), por duplo 6-3, rumo às meias-finais.
Vice-campeã do derradeiro major da temporada, Pegula, de 31 anos, vai medir forças no encontro de acesso à final com a campeão em título Aryna Sabalenka, que avançou apó a desistência por lesão de Marketa Vondrousova (60.ª WTA).