Mais

Ténis: A carreira de Petra Kvitova em números

Um dos momentos mais brilhantes de Petra Kvitova: a conquista de Wimbledon
Um dos momentos mais brilhantes de Petra Kvitova: a conquista de WimbledonTaťjana Zenkovičová / EPA / Profimedia
Petra Kvitova (35 anos) alcançou uma série de marcos únicos durante a rica carreira que a tornaram uma das figuras mais proeminentes do ténis feminino mundial deste milénio. Os editores do Flashscore, com a ajuda da empresa de análise de dados Opta, selecionaram estatísticas que colocam a estrela checa, agora reformada, entre a elite absoluta. Seja em casa ou no mundo.

3 - Petra Kvitova é uma das três únicas mulheres checas a ganhar uma medalha em singulares nos Jogos Olímpicos. Foi medalha de bronze no Rio de Janeiro em 2016, enquanto Jana Novotna conquistou o mesmo metal em piso duro em Atlanta 1996 e Markéta Vondrousová conquistou a prata em Tóquio 2021.

4 - Pertence a um quarteto de jogadoras canhotas  que ganharam mais do que um título de singulares do Grand Slam na era Open. Martina Navratilova tem 18, Monika Selesova nove, Angelique Kerber três e Petra triunfou duas vezes em Wimbledon.

6 - Na Fed Cup (a atual Billie Jean King Cup), conquistou seis títulos. Na história desta competição, só as americanas Chris Evert (8) e Billie Jean King e Rosie Casals (7) têm mais. Não só, mas esta estatística ilustra claramente por que razão Kvitova é justamente apelidada de Leoa Checa.

6 - Venceu a número um do mundo um total de seis vezes. É, portanto, uma das seis jogadoras que nunca estiveram no topo do ranking WTA (desde a sua introdução em 1975) e, ao mesmo tempo, conseguiram vencer a jogadora mais bem classificada pelo menos seis vezes.

9 - Transformou as 13 presenças em finais de torneios WTA 1000 em nove títulos, o que a coloca em quarto lugar na tabela histórica.

16 - A sua adversária mais frequente é a alemã Kerber. As duas jogaram no circuito WTA um total de 16 vezes (com um registo equilibrado de oito vitórias para cada lado). Já a jogadora que ela derrotou mais vezes foi a compatriota e amiga Lucie Safarova (10 vezes).

31 - É uma das sete únicas jogadoras a ganhar mais de 30 títulos no circuito WTA desde 2000. A lendária Serena Williams ( 68) é a melhor neste aspeto, seguida de Justine Henin ( 42), Venus Williams e Kim Clijsters (40) e a quinta Maria Sharapova (36). É também a jogadora que mais títulos conquistou entre as que representaram a República Checa ou a Checoslováquia.

38 - Em Wimbledon, Kvitova registou o maior número de vitórias em singulares no evento principal (38) de todos os torneios em que participou.

62 - É a checa com mais participações em Grand Slams de singulares femininos na era Open. Tem mais uma vitória do que Helena Sukova e mais cinco do que a terceira classificada, Barbora Strýcová.

128 - Tem o terceiro maior número de vitórias em singulares femininos em Grand Slams entre as jogadoras que representaram a República Checa ou a Checoslováquia. Novotná lidera as estatísticas com 149 vitórias, com Sukova em segundo lugar com 143 jogos ganhos.

278 - Desde a introdução do formato WTA 1000 em 2009, Kvitova jogou 278 partidas nesses torneios, o segundo maior número depois de Victoria Azarenka (291). Ela conseguiu vencer 181 deles.