Em declarações ao SporTV, Bia revelou que o desafio foi mais mental do que físico: “No terceiro set, o principal foi a luta interna. Acho que, mais uma vez, foi uma batalha comigo mesma, não com a adversária. Em muitos momentos, acabei a ceder, e hoje estou muito feliz por ter conseguido ficar forte mentalmente, não me boicotar e ser positiva. Consegui dar-me mais uma chance.”
A tenista também comentou o impacto da ansiedade no seu rendimento: “Vieram alguns fantasmas na cabeça, que acho que todos nós temos. Em certos momentos, eles afloram um pouco mais. Estou numa fase em que me sinto um pouco mais ansiosa e, quando não estamos tão confiantes, as coisas fluem menos naturalmente.”
Com a vitória, Bia Haddad Maia avança para a segunda ronda do US Open e segue a lutar para recuperar a confiança nesta fase da temporada.
A vitória desta terça-feira foi especial para Beatriz Haddad Maia: a brasileira conquistou apenas a sua 11.ª vitória na temporada, interrompendo uma sequência de quatro derrotas consecutivas.
Após o triunfo, Bia recorreu a uma metáfora emotiva para explicar o seu momento atual: “Nós conversamos internamente que eu tenho um álbum muito bonito, mas tem uma foto agora que não está muito legal. Então, estou muito animada, muito motivada e a trabalhar muito para colocar mais fotos bonitas nesse álbum. Estou muito confiante de que vou conseguir.”
Em entrevista à ESPN, a brasileira garantiu que não teve problemas físicos durante a partida e revelou que, no meio do jogo, se lembrou da pesada derrota sofrida para Sonay Kartal no início da temporada, um fator que tornou a vitória ainda mais simbólica.
Próximo duelo é com velha conhecida
Na 2.ª ronda do US Open, marcada para esta quinta-feira (28), Beatriz Haddad Maia vai defrontar a suíça Viktorija Golubic (72.ª do ranking), de 32 anos, que venceu na estreia a francesa Loïs Boisson - semifinalista de Roland Garros - de reviravolta.
Será o sexto confronto entre as duas tenistas, com vantagem para Golubic: quatro vitórias contra apenas uma de Bia, precisamente a mais recente, na quadra dura do WTA de Cleveland, em 2024.
“Já conheço bem a minha adversária, nós já jogámos várias vezes. Perdi a maioria, mas ganhei a última, então estou animada. Quinta-feira vamos com tudo”, disse Bia Haddad Maia, confiante para o próximo desafio.