A atual campeã Sabalenka garantiu a passagem aos oitavos de final depois de derrotar Fernandez por 6-3, 7-6 (7/2) em 1:39 horas no Louis Armstrong Stadium.
A vitória decisiva de Sabalenka no segundo set foi coroada com a sua 18.ª vitória consecutiva em tie-break. O triunfo foi também uma doce vingança para Sabalenka, que sofreu uma derrota com a então adolescente Fernandez nas meias-finais do US Open de 2021.
"Eu queria muito essa vingança", disse Sabalenka: "Foi uma lição difícil para mim naquela altura. Desde então, nunca mais jogámos. Eu só queria provar a mim mesma que a lição foi aprendida e que cresci como jogadora e podia conseguir essa vitória."
Sabalenka atribuiu o domínio dos tie-breaks esta época a uma abordagem mental mais forte.
"Definitivamente, acho que mentalmente sou muito forte e ainda estou a crescer, porque estou a aprender muitas lições e todas essas lições tornam-me mais forte, mais forte e mais forte", disse.
Quando lhe perguntaram se acreditava que as suas adversárias estavam cientes da sua marca em tie-break, respondeu: "Espero que sim. Não me estou a concentrar nisso durante o jogo, obviamente. Mas pressão extra sobre as minhas adversárias? Adoro isso."
A habilidosa Fernandez, 31.ª cabeça de série, tinha começado de forma brilhante, ganhando quatro break points no primeiro jogo de serviço de Sabalenka no primeiro set. No entanto, a bielorrussa salvou todos os pontos antes de confirmar o serviço e aproveitou o quarto jogo, quando Fernandez cometeu uma dupla falta para dar à bielorrussa um break para uma vantagem de 3-1.
Esse break foi tudo o que Sabalenka precisou para fechar o set. Um segundo set tenso viu Fernandez continuar a causar problemas a Sabalenka, que foi novamente forçada a lutar contra um break point no sexto jogo.
Mas quando o set foi para um tie-break decisivo, parecia haver apenas uma vencedora, com Sabalenka a conquistar três mini-breaks em rápida sucessão para ajudar a abrir uma vantagem de 4-1. A vantagem rapidamente se transformou em 6-1 e Sabalenka selou a vitória que a leva a um confronto na quarta ronda com a espanhola Cristina Bucsa.
