Mais

US Open: Suzan Lamens salva a honra neerlandesa e vence a wild card Valerie Glozman

Suzan Lamens no US Open
Suzan Lamens no US OpenČTK / AP / Yuki Iwamura
Suzan Lamens salvou a honra neerlandesa no US Open, ao vencer a qualifier americana Valerie Glozman por 6-4, 6-2 esta terça-feira.

Recorde as incidências da partida

No início do torneio, os Países Baixos viram todos os seus jogadores serem eliminados na primeira jornada. Tallon Griekspoor e Botic van de Zandschulp foram derrotados por Adrian Mannarino e Holger Rune, e Jesper de Jong perdeu um jogo emocionante contra Brian Nakashima.

Isso deixou Suzan Lamens, a 66.ª classificada do ranking mundial, como a única jogadora neerlandesa restante em Flushing Meadows. A wild card Valerie Glozman foi a primeira adversária da carreira de Lamens no US Open.

Lamens começou forte e chegou logo ao break point no primeiro jogo, mas Glozman defendeu-se. A americana de 18 anos não teve resposta para os dois pontos de break seguintes de Lamens, que acabaram por dar à neerlandesa uma vantagem de 5-1.

Com a vitória do set à vista no sétimo jogo, Glozman mostrou o seu potencial ao salvar três set points e manter o seu serviço, antes de quebrar Lamens com o seu primeiro break point do set.

Lamens acabaria por fechar o set com um "love game" e assumir a liderança por 1-0.

Caos no segundo set

O segundo set começou caótico, com Lamens a conquistar uma vantagem de 3-0 depois de ter chegado ao break point quatro vezes nos três primeiros jogos. Glozman respondeu com um break, e as duas trocaram quebras nos quatro jogos seguintes.

Com o marcador em 4-1, Glozman defendeu ferozmente o seu lugar no US Open, lutando com Lamens até ao fim. Um jogo de maratona viu as duas chegarem ao deuce nove vezes e Lamens chegar ao break point cinco vezes, mas não converteu nenhum deles, pois Glozman quebrou Lamens mais uma vez.

A última quebra de Lamens pareceu ser o ponto de rutura para Glozman, que lutou o quanto pôde, mas não conseguiu impedir Lamens de fechar o segundo set com um registo de 6-2.

Ainda não se sabe quanto tempo Lamens permanecerá em Nova Iorque para defender as esperanças dos adeptos neerlandeses, já que a segunda cabeça de série, Iga Swiatek, vai defrontar Lamens na segunda ronda.