Recorde as incidências da partida
A norte-americana e a canadiana, que competem por convite, venceram por 6-3 e 6-4 a dupla formada pela russa Ekaterina Alexandrova e pela chinesa Zhang Shuai.
A parceria improvável entre Williams, de 44 anos, e Fernandez, de 22, continua a ser uma das grandes sensações do Grand Slam de Nova Iorque.
Nesta segunda-feira, feriado nacional nos Estados Unidos pelo Dia do Trabalho, o segundo maior court de Flushing Meadows recebeu cerca de 14 mil espectadores, todos entusiasmados por testemunhar o regresso em grande da mais velha das irmãs Williams.
Após o encontro, Venus revelou que está a ser “dirigida à distância” pela irmã mais nova, Serena Williams, com quem conquistou 14 títulos de pares do Grand Slam, e deixou-lhe um pedido especial para que vá a Nova Iorque ajudá-la pessoalmente.
“Ela está tão feliz por mim e pela Leylah, e tem-nos dado muitos conselhos”, explicou Venus.
“Só precisamos dela no camarote. Por isso, a minha mensagem é: ‘Serena, tens de aparecer!’”, pediu, arrancando uma enorme ovação do público.
"Seria um sonho"
Na sala de imprensa, Venus Williams revelou que a irmã Serena está “muito emocionada” com o desempenho da dupla.
“Ela fica muito nervosa e também tem as meninas a assistir. Estão todos em casa, realmente a torcer por nós”, afirmou Venus.
A veterana, de 44 anos, voltou a deixar um apelo para que Serena compareça em Nova Iorque: “Se ela viesse, seria um sonho para ambas e tê-la-íamos no court como treinadora”, disse, com Leylah Fernandez ao seu lado.
Nos seus primeiros quartos de final de pares num Grand Slam desde 2016, Venus Williams e Fernandez terão pela frente a primeira dupla cabeça de série, formada pela norte-americana Taylor Townsend e pela checa Katerina Siniakova.
Taylor Townsend e Katerina Siniakova garantiram a qualificação ao derrotar, por duplo 6-2, a dupla formada pela colombiana Camila Osorio e pela chinesa Yuan Yue.
Vencedora de sete títulos de Grand Slam em singulares, Venus Williams teve uma passagem discreta por essa categoria em Nova Iorque na semana passada.
A norte-americana regressou à competição em julho passado, após mais de um ano afastada dos courts, mas não planeia disputar outros torneios até ao final desta temporada.