Mais

Ténis: Alexander Zverev vence Jacob Fearnley na primeira ronda em Viena

Alexander Zverev segue em frente em Viena
Alexander Zverev segue em frente em VienaFelice Calabro' / ipa-agency.net / IPA / Profimedia

Alexander Zverev ultrapassou o seu primeiro obstáculo no torneio ATP de Viena, apesar de uma preocupante queda de rendimento. O melhor tenista alemão derrotou o qualifier escocês Jacob Fearnley por 6:4, 1:6, 7:6 (7:5). No segundo set, o jogo contra o número 81 do mundo ameaçou escapar-lhe completamente. Zverev vai agora defrontar o italiano Matteo Arnaldi, que também teve de passar pela fase de qualificação, nos oitavos de final.

Recorde as incidências da partida

Zverev, que está a atravessar umas semanas difíceis no desporto, quer "voltar a jogar bom ténis" no torneio indoor de Viena, como disse recentemente ao Bild am Sonntag. O primeiro set do número três do mundo também esteve de acordo com as suas expectativas, mas a situação mudou completamente na segunda ronda.

Zverev deixou-se forçar para a defensiva e quase não conseguiu desenvolver qualquer pressão, pelo contrário - Fearnley ditou os ralis à vontade nesta fase. Após 20 minutos do segundo set, o resultado era de 0:5, após 28 minutos o escocês converteu o set point.

Dores nas costas como foco principal

No set decisivo, ambos os jogadores estiveram estáveis no seu serviço, mas Zverev perdeu a oportunidade para o break decisivo aos 5:4 - mas depois venceu o jogo num tie break após 2:19 horas. O segundo alemão no torneio é Daniel Altmaier, que vai defrontar o número um mundial Jannik Sinner (Itália) no jogo de abertura.

Zverev ocupava o segundo lugar do ranking mundial no início do ano e estava de olho no primeiro lugar na altura, mas agora o seu foco principal é garantir o terceiro lugar - e recuperar a forma física para a nova temporada. Há já algum tempo que sofre de dores nas costas.

No entanto, quer regressar à equipa alemã da Taça Davis, que enfrentará a Argentina nos quartos de final em Bolonha (18 a 23 de novembro). Depois do torneio de Viena, o Masters de Paris também está no programa, onde será o atual campeão. Muito provavelmente, Zverev participará também no final da temporada ATP em Turim (9 a 16 de novembro).