Mais

Ténis: Laura Samson triunfa no primeiro torneio após a pausa e conquista título na Bulgária

Samson brilhou depois de uma paragem de dois meses
Samson brilhou depois de uma paragem de dois mesesRadek Vebr / MFDNES + LN / Profimedia

Laura Samson (17 anos) venceu o seu primeiro torneio oficial após uma pausa de dois meses no evento ITF W50+H, em terra batida, na Bulgária, esta semana. Uma das mais talentosas jovens checas não perdeu um único set em Pazardjik, vencendo os cinco jogos e conquistando o seu quinto título profissional. Na final, venceu por 6:2 e 6:3 a experiente jogadora espanhola e número dois do mundo, Andrea Lazaro (30).

Recorde as incidências da partida

Depois de uma pausa de dois meses, Samson teve um início mais lento e foi corajosamente desafiada por Jelena Korokozidi e Alevtina Ibragimova nas duas primeiras rondas. No entanto, a partir dos quartos de final, a jovem checa entrou em ação e superou as três adversárias.

Na final, contra Lazarova, 13 anos mais velha, esteve excelente no seu próprio serviço. Ofereceu à experiente espanhola apenas uma oportunidade de break point e permitiu-lhe virar o segundo set de 0:2 para 3:2. Samson, no entanto, respondeu da melhor forma possível e venceu os quatro jogos seguintes.

A jogadora precisou apenas de uma hora e 22 minutos para vencer e passou todo o torneio sem perder um set. Para além das jogadoras acima mencionadas, Elena Ruxandra Bertea, nos quartos de final, e Jelizara Janeva, da equipa da casa, nas meias-finais, não conseguiram tirar-lhe o título.

Este é o quinto título profissional da carreira de Samson. No ano passado, reinou três vezes nos eventos W15 mais pequenos e este ano, para além do evento W50+H em Pazardjik, também dominou o torneio W75 em casa, em Česká Lípa. Com a sua primeira vitória na Bulgária, regressará ao Top 300 da classificação, algures na 270.ª posição. A sua classificação máxima é o 248.º lugar.

Sem contar com o Campeonato Júnior de Equipas Mistas, a antiga número um mundial de juniores jogou o seu primeiro torneio em Pazardjik após uma pausa de dois meses. Teve uma pausa após o Livesport Prague Open, onde não defendeu o seu lugar nas meias-finais do ano passado e perdeu a final da competição de pares ao lado de Lucie Havlíčková. A jogadora não defende muitos mais pontos no resto desta época e pode ainda tentar lutar por um lugar de qualificação no Open da Austrália, em janeiro.

O triunfo checo também foi visto no circuito ITF masculino. Martin Krumich conquistou o seu sexto título profissional no seu evento em casa, em Pardubice, o primeiro desde a época de 2023. O checo de 22 anos derrotou o cabeça de série e compatriota Maxim Mrva na final por 6:2, 6:4 e conquistou o troféu de campeão M25.

Resultados do torneio ITF W50+H em Pazardjik