Mais

Resiliente Andy Murray vence primeiro encontro em Washington desde desilusão em 2018

Andy Murray ruge de alegria depois de ganhar um ponto contra Brandon Nakashima
Andy Murray ruge de alegria depois de ganhar um ponto contra Brandon NakashimaReuters
O três vezes vencedor de Grand Slams Andy Murray, de 36 anos, mostrou que ainda gosta de competir ao nível da elite ao lutar para conquistar a primeira vitória no Open de Washington desde que se retirou em lágrimas antes dos quartos de final de 2018 devido a exaustão.

Recorde aqui as incidências do encontro

O antigo número um do mundo recuperou de um 2-5 no tiebreak do set de abertura para derrotar o norte-americano Brandon Nakashima, de 22 anos, por 7-6 e 6-4 na quarta-feira e vai enfrentar o favorito e cabeça de série Taylor Fritz na terceira ronda.

Há cinco anos, Murray regressava de uma cirurgia à anca quando foi forçado a desistir do torneio, depois de uma vitória com reviravolta sobre Marius Copil, num jogo que terminou com o escocês a chorar numa toalha devido ao cansaço.

"Sim, 2018 foi um torneio muito difícil para mim. Mental e fisicamente. Eu estava num lugar terrível ", disse Murray, que fez uma nova cirurgia ao quadril problemático em 2019 e desde então ressuscitou sua carreira.

"Estar de volta aqui cinco anos depois, quando eu realmente não queria jogar mais... Não me estava a dar muito gozo depois disso. Ganhei alguns jogos fantásticos nessa semana, mas sentia-me péssimo. Não consegui desfrutar das vitórias, porque não conseguia dormir à noite, depois dos jogos, por causa da minha anca e tudo mais. É bom estar de volta sem esses problemas, sem dores e ainda a competir a um nível elevado", continuou,

"Tem sido uma longa, longa jornada nestes últimos quatro ou cinco anos. Mas estou feliz por ainda estar a competir", vincou.

Murray, número 44 do mundo, que perdeu o jogo da segunda ronda de Wimbledon para Stefanos Tsitsipas (24) em cinco sets no mês passado, está a preparar-se para o Open dos Estados Unidos, que começa a 28 de agosto.