Reveja aqui as principais incidências da partida
O número um australiano, que perdeu a final de 2018 para Alexander Zverev, sentiu que teve sorte para garantir o seu 10.º título de carreira e assegurar que entrará no top 10 do ranking mundial antes do US Open do próximo mês.
Os dois trocaram breaks no início do primeiro set, antes de o espanhol Davidovich Fokina assumir o controlo, quebrando novamente e fechando o set com a ajuda de alguns winners de forehand precisos.
O australiano De Minaur respondeu de forma enfática no segundo set, convertendo duas de quatro oportunidades de break-point, mantendo o serviço durante todo o tempo e fechando o set em pouco mais de 30 minutos com um ás para empatar o confronto.
Davidovich Fokina parecia estar a controlar a decisão quando quebrou para assumir a liderança, mas não conseguiu servir para fechar o jogo a 5-3, enviando um forehand longo para entregar o break de volta ao sétimo cabeça de série De Minaur.
A frustração de Davidovich Fokina aumentou quando o 12.º cabeça de série desperdiçou três match points no serviço de De Minaur, e o australiano aproveitou uma série de erros não forçados no tiebreak para vencer o encontro e conquistar o 10.º título da sua carreira.
"Vim aqui em 2018 e isso deu-me muita confiança, por isso estou muito feliz por ter conseguido voltar e acabar por ganhar o título", disse De Minaur na apresentação do troféu: "Alejandro, és demasiado bom para não teres um destes, está a chegar de certeza. Mereceste-o hoje, eu só tive sorte. És um grande competidor, um grande jogador. Ninguém no circuito quer jogar contigo. E isto não é o fim, isto só vai continuar para ti".
Davidovich Fokina recordou que tinha precisado de um wild card para jogar na capital dos EUA no ano passado e ficou satisfeito por ter pelo menos garantido uma subida para o 19.º lugar da carreira quando a classificação for atualizada na segunda-feira.
"Ele mereceu a vitória, estava a lutar por cada bola, estava sempre a ultrapassar os meus limites", disse Davidovich Fokina: "Tínhamos um trabalho a fazer antes de começarmos o ano, para estarmos a meio do ano no top 20. Esta semana conseguimos, mas não com o troféu. Mas, com certeza, vamos continuar, ultrapassando os nossos limites, esforçando-nos mais."
