Mais

Ténis: Leylah Fernandez arrasa Kalinskaya e conquista título em Washington

Leylah Fernandez conquistou o quarto título da sua carreira com uma vitória dominante sobre Anna Kalinskaya na final do WTA DC Open
Leylah Fernandez conquistou o quarto título da sua carreira com uma vitória dominante sobre Anna Kalinskaya na final do WTA DC OpenScott Taetsch / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP

A canadiana Leylah Fernandez teve um desempenho dominante para derrotar a russa Anna Kalinskaya em sets diretos e vencer o DC Open do WTA Tour em Washington, no domingo.

A jogadora de 22 anos conquistou a primeira vitória da sua carreira num WTA 500 e o seu primeiro título desde 2023 ao vencer 6-1, 6-2 em pouco mais de uma hora. A vitória completou uma semana de conto de fadas para Fernandez, a finalista do US Open de 2021 que tinha vencido a principal cabeça de série Jessica Pegula e a ex-campeã de Wimbledon Elena Rybakina no seu caminho para o quarto título da carreira.

Fernandez disse que tinha crescido em confiança ao longo da sua campanha.

"No início do torneio (ainda) havia muitas dúvidas, mas à medida que o torneio avançava, comecei a jogar melhor", disse Fernandez: "Passei por tantos desafios diferentes esta semana. Acho que isso só me tornou mais forte, de uma forma que, se eu conseguir passar por esta semana – pelas cãibras, pelas partidas longas, pelo calor e pela humidade – posso passar por qualquer coisa."

Fernandez teve um início fulgurante, dominando o serviço de Kalinskaya para vencer o primeiro set em apenas 30 minutos. Depois de três jogos de serviço terem deixado Fernandez a ganhar por 2-1, a quebra deu-se no quarto jogo, com o serviço de Kalinskaya a parecer cada vez mais vulnerável.

A russa ficou em apuros com 15-40 abaixo, e depois cometeu uma dupla falta para dar a Fernandez o break e uma vantagem de 3-1. Fernandez não estava a ter qualquer dificuldade no serviço e confirmou tranquilamente para 4-1 antes de voltar a atacar o serviço de Kalinskaya no sexto jogo.

A canadiana teve dois pontos de break a 15-40 e converteu o segundo para uma vantagem de 5-1, com uma devolução de backhand que deixou Kalinskaya parada. Um delicado drop shot na rede deu a Fernandez o set no jogo seguinte.

O segundo set espelhou o primeiro, com Fernandez a conseguir um break inicial para tomar a iniciativa em 2-1, antes de quebrar novamente pouco depois para uma vantagem de 4-1. Os dois jogos seguintes foram com serviço, mas Fernandez não vacilou ao servir para o jogo, convertendo o segundo de dois match points.

Fernandez vai ao Canadá para o WTA 1000 Canadian Open desta semana, em Montreal, onde espera um teste mais difícil.

"Montreal é um monstro totalmente diferente", disse ela. "É um quadro maior, um torneio mais longo. Vai começar do zero."