A sete vezes campeã do Grand Slam recusou no passado entradas como wildcard para o torneio na capital do país, mas disse que se sentia à altura do desafio este ano.
"A maior parte das vezes não aceito (a oferta para jogar como wildcard)", disse com uma gargalhada no domingo.
"Mas desta vez andava a bater na bola. E, claro, adoro o jogo e os courts duros, é a minha superfície preferida, onde me sinto confortável. Portanto, todos estes fatores diferentes".
Williams está a definir novos objetivos pessoais, dando prioridade à diversão em vez dos resultados.
"O meu objetivo pessoal é divertir-me e desfrutar do momento, não colocar demasiada pressão sobre mim própria", disse.
"Não sei se defino o sucesso neste momento de outra forma que não seja acreditar em mim e manter-me fiel ao meu processo. Isso não é fácil de fazer, especialmente depois de uma paragem. São esses os meus objetivos".
Williams ganhou o título de singulares de Wimbledon cinco vezes e o US Open duas vezes, bem como 14 títulos de pares femininos do Grand Slam ao lado da sua irmã mais nova, Serena.
Não compete desde o Open de Miami, em março de 2024, e não vence um jogo desde que derrotou a russa Veronika Kudermetova na primeira ronda do Open de Cincinnati, em agosto de 2023. Vai enfrentar a também americana Peyton Stearns na primeira ronda do torneio WTA 500 na segunda-feira.
Ao refletir sobre o seu futuro no desporto, manteve-se caracteristicamente reservada.
"Acho que sei o que quero fazer, mas nem sempre quero falar sobre isso", disse.
"Estou aqui por enquanto, e quem sabe? Talvez haja mais. Como eu disse, guardo as minhas cartas, mas no momento, estou focada apenas nisto".
Williams também falou sobre as suas dificuldades de saúde, incluindo a sua cirurgia no ano passado para remover miomas - tumores dolorosos mas benignos que crescem na parede do útero.
"O meu percurso em termos de saúde foi muito assustador", afirmou.
"Por esta altura, há um ano, estava a preparar-me para ser operada. Não havia maneira de jogar ténis ou de jogar o Open dos Estados Unidos. Estava apenas a tentar ficar saudável".
Conhecida pelo seu jogo poderoso, Williams está determinada a manter-se fiel aos seus pontos fortes.
"Continuo a ser a mesma jogadora", disse. "Sou uma grande batedora... Esta é a minha marca. Por isso, o que importa é bater forte e realmente colocar a bola dentro. Por isso, este será o meu esforço - colocá-la no court. Esse é o meu principal objetivo".