Mais

Djokovic confuso com a necessidade de usar sopradores de folhas no primeiro dia de Wimbledon

Sopradores de folhas utilizados para secar o relvado
Sopradores de folhas utilizados para secar o relvadoReuters
Os adeptos frustrados ficaram a pensar qual seria o objetivo do telhado do Court Central de Wimbledon, no valor de 80 milhões de libras (93 milhões de euros), na segunda-feira, quando o jogo de Novak Djokovic foi adiado por mais de uma hora, quando os apanha-bolas começaram a usar sopradores de folhas para secar a relva.

O campeão em título, Djokovic, tinha acabado de vencer o primeiro set por 6-3 contra o argentino Pedro Cachin quando a chuva fraca obrigou os jogadores a sair e levou a que o teto fosse colocado no lugar - um processo que demora 10 minutos.

No entanto, os adeptos e os telespectadores que esperavam um recomeço rápido ficaram desapontados, uma vez que, acompanhado pelo árbitro do torneio, Gerry Armstrong, Djokovic patrulhou o famoso quadrado de relva que governa há cinco anos, esfregando um dedo do pé e uma toalha nas áreas que considerava perigosamente escorregadias.

Os sopradores de folhas acabaram por ser utilizados para tentar secar a relva antes de, de forma algo bizarra, o telhado, concluído em 2009 com grande sucesso publicitário, ser reaberto e o jogo recomeçar ao ar livre após um atraso de 70 minutos.

Um membro do pessoal de terra segura um soprador de folhas enquanto tenta secar o campo
Um membro do pessoal de terra segura um soprador de folhas enquanto tenta secar o campoReuters

Estranhamente, o jogo recomeçou muito mais cedo no Court One sob o tecto, o que deixou Djokovic um pouco perplexo enquanto falava com os meios de comunicação social após a sua vitória rotineira por 6-3 6-3 7-6(4).

"Normalmente, quando o tecto está fechado, demora 10 a 20 minutos para o ar condicionado fazer o seu trabalho e a relva secar e estar pronta para jogar", disse Djokovic: "Vimos que os jogadores regressaram ao Court One passados 15 minutos e retomaram o jogo. Mas nós não o fizemos e não podíamos mesmo. Muitas zonas do campo estavam demasiado escorregadias e muito húmidas. Se tocar na relva, a palma da mão fica completamente molhada. Era muito estranho que, durante mais de uma hora, a situação não estivesse a mudar para melhor. Divertimo-nos com isso. Recebemos a boa notícia de que iriam abrir o tecto e depois o vento fez obviamente o seu trabalho".