Recorde as incidências da partida
O primeiro set foi equilibrado, com Alcaraz a não sair a morder e Fognini à procura de uma surpresa. O primeiro set foi decidido com um 5-7 a favor do espanhol, que começou com boas intenções e força no seu caminho para Wimbledon 2025.
No segundo set, Fognini não deixou a tarefa fácil para Alcaraz. De facto, o italiano chegou a ter um break point com um surpreendente 5-4. Alcaraz, no entanto, remou contra a corrente e respondeu com um apertado 5-5. O italiano garantiu corajosamente o tie break com um brilhante 6-5.
O terceiro set pertenceu a Alcaraz. O espanhol dominou o terceiro set com facilidade e conseguiu um break point a 3-5. Fognini, no entanto, quis fazer suspense e reduziu a diferença para 5-5. Alcaraz conseguiu um 5-7 que parecia dar-lhe algum fôlego, mas Fognini manteve as suas esperanças vivas.
Fognini forçou o quinto ponto
Quando Alcaraz queria garantir o seu bilhete para a próxima ronda, Fognini voltou a levantar a cabeça e, com autoridade, venceu o quarto set por 6-2 contra um frustrado Alcaraz.
Mas o espanhol mostrou porque é o vencedor das duas últimas edições do torneio de Wimbledon. No último set, Alcaraz quebrou o serviço de Fognini para ganhar uma vantagem de três jogos (3-0) pela primeira vez no encontro. O jogo foi interrompido devido ao facto de um espetador ter sofrido uma insolação.
No recomeço, Alcaraz quebrou de novo o serviço de Fognini e, com 4-0, jogou com o vento nas costas. O jogador de Arma di Taggia só conseguiu jogar um jogo e com 5-1 a favor, o tenista de El Palmar fechou o quinto set com um convincente 6-1.