Novak Djokovic, atual n.º 6 do mundo, derrotou o seu compatriota mais novo Miomir Kecmanovic (49.º) em três sets (6-3, 6-0, 6-4), uma hora e quarenta e sete minutos no Centre Court, e vai agora defrontar o australiano Alex De Minaur (n.º 11 do mundo).
O sérvio de 38 anos torna-se a terceira pessoa, homens e mulheres juntos, a atingir a marca de 100 jogos ganhos em Wimbledon, depois de Martina Navratilova (120) e Roger Federer (105).
O primeiro jogo ganho na relva do All England Club, contra o argentino Juan Monaco, data de 2005, há vinte anos. O seu adversário de sábado tinha, na altura, cinco anos de idade.
Fisicamente, Djokovic tem estado ao seu melhor nível desde o início da quinzena em Londres, enquanto procura o seu 25º título do Grand Slam, mais um do que a australiana Margaret Court , com quem partilha atualmente o recorde. No primeiro set, a 4-3, distinguiu-se com um mergulho vencedor para impedir uma tentativa de passe de Kecmanovic, um remate vencedor no 13º e último ponto de uma longa jogada. O homem com 100 títulos ATP até se riu disso, sentado na relva.
Djoko não cedeu um jogo ao seu adversário no segundo set e esteve perto de ceder apenas um no último set, a 5-1, antes de sofrer uma quebra de forma, particularmente no seu serviço.