Reveja aqui as principais incidências da partida
Um Alcaraz abaixo do seu melhor namorou com o perigo na sua estreia em cinco sets contra o veterano italiano Fabio Fognini, antes de eliminar a esperança britânica Oliver Tarvet, levantando a questão de qual versão do espanhol apareceria. O jovem de 22 anos, que foi levado ao limite por Struff antes de vencer o seu encontro no All England Club em 2022, começou o jogo com uma dupla falta e cometeu erros no Centre Court, mas redescobriu o seu ritmo para garantir um duelo com Andrey Rublev.
"Eu sabia que ia ser muito, muito difícil", disse Alcaraz: "Tinha de estar muito concentrado em todos os aspetos, nos meus jogos de serviço e na resposta. O jogo dele adapta-se à relva — grandes serviços, vai à rede sempre que pode. Por isso, estou muito satisfeito com tudo o que fiz hoje: lutei, corri, fiz grandes pancadas. Tentei aproveitar ao máximo as oportunidades que ele me deu no encontro e estou orgulhoso por ter conseguido a vitória em quatro sets."
Alcaraz salvou dois break points no seu segundo jogo de serviço e depois quebrou para uma vantagem de 3-1, ganhando o impulso de que necessitava no encontro antes de fechar a primeira parte ao serviço, com um enorme ás no set point.
Mas numa mudança ao estilo Jekyll e Hyde, com as sombras a envolverem o court principal, o cinco vezes vencedor de Grand Slam cedeu o set seguinte, com Struff a recuperar um break inicial e a empatar o encontro confortavelmente.
Uma dupla falta inoportuna de Struff no segundo jogo do terceiro set deu a Alcaraz a plataforma para restabelecer a sua liderança e o bicampeão de Wimbledon nunca mais olhou para trás até fechar o set com outro grande serviço.
"Estava a sofrer em todos os jogos de serviço que fiz... 0-30 e break points contra. Foi stressante. Sempre que ele podia pressionar-me, pressionava. Eu estava a tentar sobreviver", disse Alcaraz.
Depois de ter chegado ao 40-40 em cada um dos seus primeiros quatro jogos de serviço no quarto set, Alcaraz aproveitou o desleixo de Struff no nono jogo antes de se distanciar para a sua 21.ª vitória consecutiva ao mais alto nível.
"Ele falhou aquele volei... Ainda não acredito que estou aqui com 6-4", acrescentou Alcaraz.
