Recorde as incidências da partida
Holger Rune precisou de todas as suas capacidades para passar à quarta ronda em Wimbledon, este sábado à noite.
O qualifier francês Quentin Halys, de 27 anos, 220.º do ranking mundial, provou ser um adversário à altura ao longo de cinco divertidos sets.
Rune, 15.º do ranking mundial, acabou por vencer o encontro por 1-6, 6-7, 6-4, 7-6 e 6-1, após pouco mais de três horas de jogo.
Pouco depois da vitória, ficou claro que Rune iria defrontar Novak Djokovic, que venceu o seu jogo da terceira ronda contra Alexei Popyrin em quatro sets.
Tal como Djokovic, Rune também teve um mau começo e viu-se em grandes dificuldades no primeiro set, que terminou em apenas 23 minutos.
Halys ganhou uma vantagem de 5-0 após duas quebras de serviço, e Rune não parecia estar particularmente bem preparado para o repertório do francês.
O serviço de Halys, em particular, causou dificuldades a Rune, e o dinamarquês não conseguiu entrar no ritmo.
No segundo set, Rune melhorou o seu jogo e a partida tornou-se mais equilibrada.
Sem uma única quebra de serviço, os dois jogadores estiveram muito próximos até ao resultado de 6-6. No entanto, Rune falhou dois set points no serviço do francês, o que acabou por custar caro.
Halys encontrou dois serviços de canhão e o segundo set teve de ser decidido num tiebreak.
Mais uma vez, o jogo de Rune oscilou e Halys continuou o seu jogo sólido sem grandes flutuações. Isto deu ao francês uma vantagem de 2-0 no set.
No terceiro set, Rune controlou o serviço do francês e quebrou pela primeira vez no jogo, assumindo uma vantagem de 2-1 no terceiro set.
Rune manteve essa vantagem e conseguiu ganhar um set.
No quarto set, o jogo foi cancelado pela segunda vez devido à chuva, quando Halys estava a ganhar por 3-2.
Os funcionários e as raparigas e rapazes da bola correram com toalhas para o campo 18 para o tornar jogável. Mas o ténis já não podia ser jogado no campo, pelo que o jogo foi transferido para o campo 1, com um teto coberto.
Era o mesmo court onde Caroline Wozniacki tinha acabado de perder, em menos de uma hora, para Elena Rybakina.
A questão era saber se mais uma estrela dinamarquesa abandonaria o prestigiado torneio.
No quarto set, isso poderia ter acontecido noutro tiebreak, em que Rune foi quebrado e ficou atrás por 3-4 e estava a três bolas da derrota.
No entanto, Rune ganhou os quatro pontos seguintes e empatou o set a 2-2.
No quinto set, Halys parecia ter ficado sem energia e os golpes não estavam tão afiados. Rune aproveitou-se disso e quebrou cedo para fazer 3-1 com um backhand de gema.
Rune manteve a liderança e venceu o último set de forma convincente.
Rune pode agora esperar para enfrentar Djokovic. O sérvio, número dois mundial, venceu Popyrin por 4-6, 6-3, 6-4 e 7-6.
