Veja a seguir 10 curiosidades do torneio de ténis mais tradicional do mundo.
E confira aqui a chave feminina e aqui a chave masculinina do torneio deste ano.
1) Wimbledon tem falcão de estimação
Wimbledon tem o seu próprio falcão. Dois, na verdade. As aves chamam-se Pollux e Rufus e são soltas às 9:00 da manhã para espantar os pombos das quadras de ténis.

2) Wimbledon é o mais velho de todos
O primeiro torneio de Wimbledon foi disputado em 1877. Com 147 anos de idade, é de longe a competição de ténis mais antiga que existe.
Apenas 22 tenistas participaram na chave de singulares masculinos naquele ano (a única chave disputada na época).
Os singulares femininos e as duplas masculinas foram introduzidas em 1884, e as duplas femininas e duplas mistas foram adicionadas ao torneio em 1913.

3) Wimbledon tem A Fila
A fila de Wimbledon é quase tão lendária quanto o próprio torneio. Por ser a mãe de todas as filas, é escrita em inglês com letras maiúsculas: "The Queue".
Como os ingressos esgotam rapidamente (e são definidos por sorteio), os visitantes habituaram-se a acampar de madrugada para tentar comprar os ingressos (limitados) que são distribuídos no dia de jogos.
A Fila é uma peregrinação anual para muitos fãs. Tem manual de instruções, barraquinhas, propagandas, sinais de trânsito, adeptos fantasiados, personalidades, adesivos oficiais, etc.

4) Wimbledon tem milhares de morangos
Verão é época de morangos no Reino Unido. Servida desde os primórdios, a fruta também se transformou numa das tradições do All England Club. Aproximadamente 27.994 quilos de morangos e mais de 10.000 litros de chantilly são consumidos a cada campeonato.

5) Wimbledon teve bomba na Quadra Central
O campeonato foi suspenso durante a 2.ª Guerra Mundial (1939-1945). Quando o torneio recomeçou, em 1946, a Quadra Central estava parcialmente restrita ao público pois uma bomba lançada pela Alemanha nazi havia destruído parte da bancada.

6) Até a bola era branca em Wimbledon
Que Wimbledon exige que os seus jogadores vistam de branco, todos sabemos. Mas poucos sabem (ou lembram-se) que as bolas de ténis eram brancas ou pretas até 1972, quando a Federação Internacional de Ténis resolveu melhorar a vida dos telespectadores.
Mas, claro, avesso a mudanças, Wimbledon foi o último torneio de ténis a adotar as bolas amarelas, em 1986.

7) Wimbledon era interminável
O set decisivo em Wimbledon não tinha tie-break. Os tenistas eram obrigados a jogar até conseguir abrir dois jogos de diferença para ganhar a partida.
Essa regra resultou no jogo mais longo da história do ténis. Em junho de 2010, John Isner e Nicolas Mahut batalharam por 11 horas e 5 minutos, ao longo de três dias, para definir quem passava de fase.
Isner finalmente venceu o último set por incríveis 70-68. A partida exigiu 183 jogos, incluindo 138 no parcial decisivo. Há uma placa comemorativa na entrada da Quadra 18, relembrando o recorde.
A regra do set interminável foi banida apenas no ano passado.
8) Wimbledon é chamado pelo código postal
Na Inglaterra, Wimbledon é chamado de "Os Campeonatos" (The Championships, em inglês) e também pelo seu código postal: SW19.
O código é uma abreviação de Southwest 19 e revela que o All England Club fica bem longe do centro de Londres (mais ou menos 1 hora de transportes públicos).
A estação de metro mais perto do complexo, aliás, é enfeitada com relva durante todo o ano.

9) Wimbledon está na TV aberta há quase 100 anos
A primeira transmissão ao vivo de Wimbledon foi feita pela BBC em 1937. A TV pública britânica transmitiu 25 minutos do jogo de abertura daquele campeonato para todo o país.
Trinta anos depois, Wimbledon tornou-se o primeiro programa a ser oficialmente transmitido em cores no Reino Unido.
A BBC transmite o torneio na TV aberta todo ano, durante todo os dias de jogos, o dia inteiro.
10) Wimbledon teve majestade tenista
Antes de se tornar o Rei George VI, o pai da Rainha Elizabeth II competiu nas duplas masculinas de Wimbledon em 1926. O então Duque de York foi eliminado na primeira fase, após perder por 3 sets a 0.