Ons Jabeur dá a volta a Sabalenka e regressa à final de Wimbledon

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Ons Jabeur dá a volta a Sabalenka e regressa à final de Wimbledon

Ons Jabeur, mais sólida, regressa à final.
Ons Jabeur, mais sólida, regressa à final.AFP
A perder por um set e um break, Ons Jabeur deu a volta ao jogo para triunfar sobre Aryna Sabalenka em três sets, privando assim a bielorussa do primeiro lugar do ranking mundial. Finalista infeliz no ano passado, a tunisina tentará novamente a sua sorte no sábado.
O resultado da partida
O resultado da partidaFlashscore

O confronto das meias-finais femininas estava à vista de todos. Ons Jabeur, finalista vencida, esperava fazer pelo menos o mesmo na sua busca pelo primeiro Grand Slam. Mas Aryna Sabalenka era a favorita, não só porque tinha sido a melhor jogadora desde o início da época, mas também porque podia tornar-se a número um do mundo com uma vitória.

O início do encontro revelou uma tendência clara e pouco surpreendente: quanto mais tempo durava a troca de pancadas, mais este era favorável a Jabeur. Apesar disso, o jogo teve um início rápido, com várias oportunidades de break point para ambos os lados. Mas a tunisina parecia ganhar uma ligeira vantagem, sem conseguir tomar a dianteira.

Reveja aqui as principais incidências da partida

A tensão aumentou gradualmente e os jogos foram muito disputados, mas as dois jogadoras continuaram a dar um espetáculo que fez as delícias do público. Todos mantiveram a calma e o desempate chegou ao fim. Jabeur toma a dianteira com um monstruoso disparo de esquerda, mas a força de Sabalenka cria a decisão e permite-lhe tomar a dianteira.

Frustrada, Ons Jabeur não desistiu. Servindo primeiro, tentou ser mais esperta do que a sua rival. Mas o tiro saiu-lhe pela culatra quando a bielorrussa encontrou um bom comprimento na devolução e quebrou no quinto jogo antes de confirmar. A situação era crítica para a tunisina, que recuperou no seu serviço e depois colocou Sabalenka sob pressão máxima.

Foi recompensada ao recuperar para 4-4. Nesta altura, a bielorrussa tinha sofrido um verdadeiro golpe na cabeça, especialmente porque não conseguiu converter outra oportunidade de break point. A servir para se manter no set, não conseguiu fazer face à variedade da tunisina, jogou menos primeiros serviços e a penalização foi imediata. Uma bola foi suficiente para Ons Jabeur fechar o set por 6-4 e levar todos para o terceiro set.

A tensão estava ao rubro, sobretudo para Sabalenka. Mas Sabalenka aguentou-se graças ao seu serviço e não se deixou abater por uma Jabeur que estava a jogar cada vez melhor. A ilusão não durou muito e a tunisina quebrou de novo no sexto jogo para desiludir completamente a sua rival, que estava à beira do break.

Ons Jabeur aguentou a presa e não a largou. No final, venceu por 6-7 (5), 6-4 e 6-3 e, tal como no ano passado, vai disputar a final de Wimbledon. O primeiro título do Grand Slam da tunisina nunca esteve tão perto. Pena para Aryna Sabalenka, que tinha o jogo na mão e vai ter de esperar para se tornar a nova número um do mundo.

Os números da partida
Os números da partidaFlashscore