Mais

Responsáveis de Wimbledon minimizam os receios de humidade na relva do Centre Court

Os panos utilizados para cobrir os relvados, em caso de chuva
Os panos utilizados para cobrir os relvados, em caso de chuvaAFP
Os responsáveis de Wimbledon minimizaram as preocupações com a humidade no Centre Court na terça-feira, apesar de um longo atraso durante o jogo da primeira ronda de Novak Djokovic no dia de abertura do campeonato.

O sete vezes campeão, que procura um recorde de 24 títulos do Grand Slam, derrotou o argentino Pedro Cachin em sets directos na segunda-feira. Mas o jogo foi adiado por quase 90 minutos após a conclusão do primeiro set, apesar de o telhado ter sido aberto devido à chuva, com várias inspecções por parte de funcionários e jogadores antes do recomeço do jogo.

A certa altura, o campeão em título Djokovic apareceu com uma toalha, que utilizou para esfregar a superfície do court, para riso do público. Os membros da equipa de terra batida usaram depois sopradores de folhas para tentar secar a superfície, numa cena de farsa no mundialmente famoso court.

"Eles também estavam muito confusos sobre o que se estava a passar", disse Djokovic após o jogo: "Acho que vão verificar isso. Esperemos que o consertem, porque este é um dos dois únicos courts que tem um teto. Se começar a chover, se não pudermos jogar debaixo do teto, isso é um problema para o calendário."

No final do dia, a pentacampeã Venus Williams sofreu uma queda feia no mesmo court, magoando o joelho direito, que já tinha uma ligadura.

"Estava literalmente a arrasar, mas depois a relva matou-me", explicou a jogadora de 43 anos após a derrota para Elina Svitolina.

No entanto, a directora de operações de Wimbledon, Michelle Dite, disse que os organizadores não estão a planear fazer nada de diferente na terça-feira.

"Estamos a jogar numa superfície viva e essa é uma das maravilhas da relva e é dela que cuidamos 365 dias por ano, com o nosso jardineiro-chefe e todo o pessoal, para garantir que, quando chegarmos ao campeonato, ela esteja no seu auge", disse.

Dite disse que havia mais humidade na relva do que o esperado.

"Não houve nada de estranho", asseverou: "Foi um conjunto de circunstâncias com o controlo ambiental do campo. Não há nada que esteja avariado. Não há nada que signifique que não estamos confiantes em jogar hoje."

Dite pediu desculpas aos adeptos que esperaram horas na fila para entrar no All England Club na segunda-feira, em parte devido a verificações de segurança reforçadas devido a receios de protestos de activistas climáticos.

A Comissária afirmou que foram introduzidas alterações no sentido de tornar o processo mais fácil.

"Ontem, cerca de 11 500 pessoas passaram pela fila de espera. Tivemos a maior participação nos campeonatos no primeiro dia desde 2015", frisou.

"A procura foi tão elevada por várias razões: a aceitação dos boletins de voto foi incrível, a hospitalidade esgotou.

"Orgulhamo-nos de ser um evento muito aberto e acessível, pelo que a única forma de conseguir um bilhete neste momento é através da fila de espera. Obviamente, foi um grande entusiasmo, muita gente apareceu".