Mais

Ténis: Aryna Sabalenka sobrevive a desafio de Emma Raducanu para chegar aos oitavos de final de Wimbledon

Aryna Sabalenka celebra a sua vitória
Aryna Sabalenka celebra a sua vitóriaČTK / AP / Daisuke Urakami
Aryna Sabalenka superou um desafio temível de Emma Raducanu e um público partidário no Centre Court para se manter no caminho do seu primeiro título de Wimbledon, esta sexta-feira.

Recorde as incidências da partida

Numa competição vibrante de golpes certeiros sob o teto do Centre Court, a número um mundial venceu por 7-6(6), 6-4.

Sabalenka encontrou uma velocidade extra quando era necessário, uma vez que a forma da jogadora britânica caiu, evitando o destino de tantas outras jogadoras de topo nos campeonatos deste ano.

Ainda só decorreu o quinto dia de Wimbledon, mas já só restam quatro das 10 primeiras cabeças-de-série femininas e metade dos 10 primeiros masculinos também foram eliminados.

A ex-campeã do US Open, Raducanu, não perdeu muito tempo a mostrar que não se deixava intimidar pela bielorrussa no início do encontro.

Igualando a tricampeã do Grand Slam pancada por pancada, conseguiu a primeira quebra no quinto jogo, quando uma pancada forte obrigou Sabalenka a devolver de backhand para a rede.

Raducanu cerrou o punho de alegria, enquanto o rugido da multidão partidária ecoava sob o teto fechado.

Depois de estar a perder por 4-2, Sabalenka recuperou num piscar de olhos com um break para empatar a partida no oitavo jogo.

Sabalenka tentou fechar a partida, mas quando acumulou sete set points no serviço de Raducanu numa maratona de 10.º jogo, a britânica salvou-os a todos com sangue-frio.

Raducanu aproveitou a frustração visível de Sabalenka e quebrou no jogo seguinte, apenas para a cabeça de série máxima quebrar de imediato.

Um tie-break de montanha-russa acabou por pender para Sabalenka, que salvou um set point e depois fez um voleio hábil para passar para a frente na partida.

Raducanu recuperou a iniciativa, quebrando no quarto jogo do segundo set e depois confirmando a vantagem sob os aplausos de uma multidão cativada.

Sabalenka, com os seus grunhidos amplificados sob o teto, salvou um break point no sexto jogo para se manter viva no segundo set.

Raducanu não conseguiu fechar o jogo seguinte e mandou um forehand longo, devolvendo a quebra de serviço.

No jogo seguinte, Sabalenka aumentou o ritmo, fazendo um backhand na linha antes de disparar um ás, empatando a 4-4.

Um par de erros descuidados no jogo seguinte deram a Raducanu uma montanha para escalar e foi quebrada novamente.

Sabalenka cometeu uma dupla falta para dar esperança a Raducanu, mas a jogadora britânica depois mandou para a rede, provocando os festejos da cabeça de série.