Depois de um ano difícil, marcado pela má forma e por problemas nas costas, Raducanu esperava ter uma boa prestação em Eastbourne antes do início de Wimbledon, na segunda-feira.
Mas a estrela britânica caiu para uma derrota por 4-6, 6-1, 7-6 (7/4) que a deixa com falta de prática de jogo antes do Grand Slam de relva. Raducanu falhou o Open de Berlim da semana passada devido ao problema nas costas que tem estado a tratar desde antes do Open de França.
Na terça-feira, a jovem de 22 anos conteve as lágrimas depois de recuperar de um set de desvantagem para derrotar a americana Ann Li na primeira ronda de Eastbourne.
"Preferia não falar disso, se não houver problema, mas acabei de receber más notícias e estou a tentar ultrapassar isso", disse ela depois de vencer Li.
A número 38 do mundo, Raducanu, está a tentar chegar à sua quarta participação em Wimbledon, onde chegou duas vezes à quarta ronda desde a sua estreia em 2021. Uma campanha para os quartos de final no Queen's Club há duas semanas foi suficiente para ver o campeão do US Open de 2021 recuperar a posição de número um britânico pela primeira vez em dois anos.
Mas Joint tinha eliminado o duas vezes vice-campeão de Wimbledon, Ons Jabeur, na primeira ronda, na segunda-feira, e o jovem de 19 anos fez de Raducanu a sua segunda vítima de alto nível da semana.
"Hoje foi muito difícil, houve muitos altos e baixos e mudanças de ritmo. Fiquei muito contente por ter conseguido aguentar até ao fim. O ambiente foi fantástico", disse a número 51 do mundo após a segunda vitória em relva da sua carreira. Sou uma jogadora agressiva, gosto de usar o meu backhand e estou a tentar aprender a jogar em todos os courts."
Joint, que estava classificada em 684.º lugar no início de 2024, enfrenta a número 69 do mundo Anna Blinkova nos quartos de final.
A campeã de Wimbledon, Barbora Krejcikova, salvou três match points para chegar aos quartos de final com um corajoso 6-4, 4-6, 7-6 (7/3) contra a britânica Jodie Burrage.
Vinte e quatro horas depois de Harriet Dart ter desperdiçado dois match points contra Krejcikova, a checa, segunda cabeça de série, teve de se esforçar novamente para evitar a derrota, depois de estar a perder por 0-40 a 5-6 no set decisivo.
O desempenho irregular da número 17 do mundo sugeriu que ela ainda não conseguiu escapar à inconsistência que a tem atormentado desde que derrotou Jasmine Paolini na final de Wimbledon do ano passado para ganhar o seu segundo título do Grand Slam.
Krejcikova começou mal a época de relva deste ano, com uma derrota por 6-4 e 6-3 contra a eslovaca Rebecca Sramkova na ronda inaugural no Queen's Club.
A jogadora de 29 anos também perdeu na segunda ronda do recente Open de França e falhou o Open da Austrália em janeiro com uma lesão nas costas que a manteve afastada até maio.