Recorde aqui as incidências do encontro
Anisimova viveu um conto de fadas a caminho da primeira final de Grand Slam apenas 18 meses depois de ter regressado ao desporto após uma pausa para cuidar da saúde mental. No entanto, admitiu que a ocasião e a natureza desgastante das duas semanas sob condições de calor intenso em Londres acabaram por ter um preço na final mais desequilibrada dos últimos 114 anos.
"Fiquei um pouco paralisada pelos nervos. Talvez nas duas últimas semanas tenha ficado um pouco cansada ou algo do género", disse Anisimova, que vai subir ao sétimo lugar do ranking mundial graças à prestação no All England Club.
"Não é assim que eu gostaria que fosse a minha primeira final de Grand Slam. Acho que também fiquei um pouco em choque depois. Mas disse a mim própria: 'Vou sair mais forte depois disto'. Não é fácil perder por 6-0, 6-0 numa final de Grand Slam. Posso encarar isto como positivo e como motivação para o futuro. Obviamente, há muitas coisas que preciso de fazer para evoluir", admitiu.
Anisimova regressou à ação em janeiro de 2024 e, desde então, lutou desde muito longe do top 400 para regressar aaos grandes palcos. Esta época tem sido a melhor da sua carreira, tendo vencido o Open do Catar em fevereiro.
O ponto alto do ano foi a vitória sobre a número um mundial Aryna Sabalenka numa meia-final intensa na quinta-feira. Mas a jovem de 23 anos disse que esse jogo a deixou tão fisicamente exausta que nem sequer conseguiu treinar na véspera da final.
"Não treinei ontem (sábado). Estava mesmo muito cansada. Senti isso também no meu aquecimento esta manhã. Quer dizer, tive de fazer uma pausa depois de cada rali no meu aquecimento. Acho que, se há algo, é a minha condição física que preciso de trabalhar", indicou.
Anisimova, no entanto, está determinada a usar a experiência marcante de sábado como motivação para perseguir o sonho de um dia se tornar campeã de Grand Slam.
"Honestamente, é como uma encruzilhada. É a direção que quiseres seguir. Vou escolher o caminho de trabalhar para atingir os meus objetivos e tentar continuar a melhorar, na esperança de me colocar em mais situações e oportunidades como a de hoje. Acho que isso me vai ajudar a atingir os meus objetivos", acrescentou.