Mais

Wimbledon: Bencic vence Andreeva e vai defrontar Swiatek nas meias-finais

Belinda Bencic, da Suíça, comemora a vitória sobre a russa Mirra Andreeva
Belinda Bencic, da Suíça, comemora a vitória sobre a russa Mirra AndreevaGlyn Kirk / AFP
A suíça Belinda Bencic alcançou a sua primeira meia-final de Wimbledon com uma vitória por 7-6(3), 7-6(2) sobre a sétima cabeça de série Mirra Andreeva, da Rússia, esta quarta-feira.

Recorde as incidências da partida

A ex-campeã olímpica Belinda Bencic está a viver o seu melhor momento no All England Club, pouco mais de um ano depois de ter dado à luz.

A jogadora de 28 anos deu à luz a sua filha Bella em abril de 2024, mas já subiu de novo ao 35.º lugar do ranking mundial desde que regressou da licença de maternidade.

Wimbledon parece ser uma brincadeira de criança para Bencic este ano, e ela despachou Andreeva em duas horas e oito minutos de ação emocionante nos quartos de final no Centre Court.

Bencic, antiga número quatro do mundo, vai defrontar a pentacampeã do Grand Slam, Iga Swiatek, por um lugar na final.

"É uma loucura, é inacreditável. É um sonho tornado realidade. Tentei não pensar nisso no match point. Estou sem palavras", disse Bencic.

"Estudei toda a tarde de ontem para elaborar um plano. Acho que funcionou bem. Com dois tie-breaks, não é fácil, é apenas uma pequena vantagem", acrescentou.

A única outra aparição de Bencic nas meias-finais do Grand Slam terminou em derrota no US Open em 2019, dois anos antes de ganhar o ouro de singulares nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

É a primeira mulher suíça semifinalista em Wimbledon desde Martina Hingis há 27 anos, não tendo conseguido avançar além dos últimos 16 anos nas suas oito visitas anteriores ao sudoeste de Londres.

"Estou muito orgulhosa. Não o dizia a mim própria muitas vezes antes, mas desde que tenho a Bella, digo-o a mim própria todos os dias. Não sou só eu, não o conseguiria fazer sem a minha fantástica família e a minha equipa", afirmou Bencic.

"Trabalhámos muito no regresso. Estamos a desfrutar da vida em digressão e jogar bem é um bónus. No geral, estou muito feliz por poder voltar a jogar, porque o meu corpo mo permite", acrescentou.

Andreeva, de 18 anos, uma estrela em ascensão no circuito WTA, foi a mais jovem jogadora nos quartos de final de Wimbledon desde Nicole Vaidisova em 2007.

Sob a tutela da antiga vencedora de Wimbledon, Conchita Martinez, a russa passou as primeiras quatro rondas sem perder um set.

Andreeva disse que estava tão concentrada em cada ponto durante o seu empate na quarta ronda contra Emma Navarro que não se apercebeu quando ganhou no match point.

Mas Bencic estava igualmente concentrada, e a veterana suíça desafiou uma dolorosa unha rachada no segundo set para selar o seu memorável triunfo.

"Elas quebram sempre. É a vida de uma jogadora de ténis. Não quis fazer uma pausa médica, para não terem de ver isto", declarou.