Um sistema totalmente automatizado foi utilizado pela primeira vez no SW19 este ano, substituindo os juízes de linha humanos e eliminando a necessidade de desafios.
Raducanu queixou-se ao árbitro sobre um primeiro serviço de Sabalenka durante a sua derrota na terceira ronda, que foi considerado como tendo roçado a linha. A pancada em questão ocorreu a 2-4, 15-0 no primeiro set, embora as repetições parecessem mostrar que a bola não tinha tocado na linha. A decisão ajudou Sabalenka a ganhar 30-0 e a manter o serviço num jogo chave que a colocou no caminho da recuperação após uma desvantagem inicial.
"A bola estava claramente fora", disse Raducanu numa conferência de imprensa depois de perder por 7-6(6) e 6-4 com a número um mundial: "É um pouco dececionante, o torneio aqui, que as decisões possam ser tão erradas, mas na maior parte do tempo têm sido boas. Tive algumas nos meus outros encontros que foram muito erradas. Espero que consigam corrigi-las".
Raducanu não foi a única crítica da tecnologia, com o número um britânico Jack Draper a insistir que cometeu vários erros durante a sua derrota na segunda ronda para Marin Cilic.
"Não acho que seja 100% exacta, honestamente", disse Draper: "Em alguns dos erros de hoje havia uma marca no court. Não há como o giz mostrar isso".
O atual campeão masculino Carlos Alcaraz também expressou dúvidas sobre o sistema, dizendo ao árbitro durante a sua vitória sobre Jan-Lennard Struff: "Não tenho a certeza. Eu teria pedido um desafio. Não é a primeira vez que vejo a máquina... não é a primeira vez. Não tenho a certeza sobre algumas decisões.
Na sexta-feira, o diretor do torneio de Wimbledon, Jamie Baker, saiu em defesa do sistema, apontando para a sua utilização normalizada no Open da Austrália, no Open dos Estados Unidos e em todo o ATP Tour.
"O conceito de chamada em direto é absolutamente normal em todo o circuito", afirmou:"Dois dos outros Grand Slams já o utilizam há quatro ou cinco anos. A precisão, a fiabilidade e a robustez do sistema e de todo o processo, em termos de arbitragem, está no seu melhor para o ténis."