Mais

Wimbledon: Vondrousova surpreende e elimina Jessica Pegula nos quartos de final (1-2)

Marketa Vondrousova derrubou a favorita
Marketa Vondrousova derrubou a favoritaAFP
Houve surpresa no Court One, com a favorita Jessica Pegula, que tinha o jogo na mão, a sofrer uma derrota inesperada às mãos de Marketa Vondrousova. A checa está finalmente de volta ao mais alto nível ao fim de quatro anos, enquanto a norte-americana continua irremediavelmente presa em quartos de final dos Grand Slams.

Recorde aqui as incidêndias do encontro

Primeiro jogo dos quartos de final do quadro feminino e uma clara favorita: Jessica Pegula. A norte-americana tinha uma oportunidade de ouro para chegar finalmente às meias-finais de um Grand Slam, depois de falhar por cinco vezes a este nível. A rival, no entanto, já tinha conseguido chegar às meias-finais. Marketa Vondrousova, finalista em Roland Garros, em 2019, está finalmente de volta ao seu melhor.

No entanto, a checa não voltou a chegar tão longe num Grand Slam desde essa caminhada parisiense. Daí a ligeira tensão no início do encontro, uma lacuna que a norte-americana aproveitou para quebrar o serviço e assumir uma vantagem de 2-0. A reação de Vondrousova foi feroz. Ela disparou pancadas, atraiu a rival para a rede para ultrapassar e ganhou quartro jogos consecutivos.

Em perigo, Pegula reagrupou, recuperou a largura de campo e quebrou o serviço para voltar a empatar 4-4. Foi então que começou a luta renhida que esperávamos. Pelo menos era o que parecia. A norte-americana voltou a empatar, mas cometeu uma série de erros não forçados, oferecendo o break de bandeja. Vondrousova não precisou de muito mais do que isso e venceu o set por 6-4 num jogo em branco.

Consciente da situação, Jessica Pegula mudou a estratégia. Mais agressiva, um pouco mais presente na rede, esperou pelos erros e Vondrousova cometeu-os. O tão esperado break chegou no quarto jogo e, desta vez, a norte-americana confirmou a vantagem de 4-1. A checa passou por uma verdadeira crise e finalmente vimos a terceira classificada do ranking mundial a jogar como tal. Pegula fechou o set por 6-2.

Passemos para o terceiro set e à sua boa dose de riscos. As duas jogadoras ofereceram o que o público quer ver em relva: jogo de ataque. A norte-americana aventurou-se cada vez mais na rede e esta estratégia deu frutos, pois foi a primeira a quebrar no quarto jogo, mesmo antes de o teto fechar. 

Só que Vondrousova não queria ficar por aí e subiu à rede por sua vez. Os dividendos chegaram de imediato, soltou-se e respondia com cada vez mais força. O nível de jogo tornou-se supremo, mas foi a checa que forçou a rival a recuar e quebrou o serviço da adversária, antes de fechar com firmeza e controlo no seu serviço.

O resultado foi uma vitória por 6-4, 2-6 e 6-4 para a redescoberta Marketa Vondrousova, que provou que pertence à elite quando pode competir num torneio do Grand Slam. Pegula, por seu lado, não conseguiu mais uma vez melhorar a sua marca.