Mais

Ténis: Aryna Sabalenka eliminada por Qinwen Zheng em Roma

Qinwen Zheng surpreendeu em Roma
Qinwen Zheng surpreendeu em RomaPIERO CRUCIATTI / AFP
A número um mundial Aryna Sabalenka, que venceu o WTA 1000 de Madrid no início de maio, foi eliminada nos quartos de final do torneio de terra batida de Roma, esta quarta-feira, pela número oito do mundo, a chinesa Zheng Qinwen.

Reveja aqui as principais incidências da partida

Medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de Paris, disputados no saibro de Roland-Garros, Qinwen Zheng venceu a bielorrussa por 6-4 e 6-3.

Nas meias-finais, vai defrontar a n.º 3 Coco Gauff (EUA), que também derrotou a n.º 7 Mirra Andreeva (Rússia) em sets diretos no início do dia.

Na quarta-feira, Zheng (22) disputou o terceiro quarto de final consecutivo no WTA 1000 de Roma e chegou aos quartos de final no Foro Itálico pela primeira vez na sua jovem carreira.

A poucos dias do Open de França (25 de maio a 8 de junho), Zheng conseguiu a sua primeira vitória em sete duelos contra Aryna Sabalenka, depois de ter perdido os primeiros seis encontros, todos disputados em piso duro.

Finalista em Roma em 2024, a bielorrussa começou a sua temporada no saibro com uma final no WTA 500 de Estugarda em abril, antes de conquistar o seu terceiro título em Madrid no início de maio (2021, 2023, 2025).

Finalista do Open da Austrália e do WTA Finals em 2024, a época em que começou a destacar-se, Zheng teve um início de época tímido. Os seus melhores resultados até quarta-feira foram três quartos de final, nos WTA 1000 Indian Wells e Miami (hard) e no WTA 500 Charleston (saibro).

Antes da meia-final contra Gauff, a campeã olímpica perdia por 2-0 nos seus duelos contra a americana de 21 anos, que vencerá o US Open em 2023.