"É a pior final que já joguei na minha vida", disse depois de ter perdido um set cedo em Paris, o que foi interpretado por alguns como uma crítica da bielorrussa a Coco Gauff, a quem mais tarde pediu desculpa.
"Fiquei completamente abalada e as emoções levaram a melhor sobre mim. Perdi tudo", disse Aryna Sabalenka numa conferência de imprensa antes de Wimbledon, no sábado.
"Acho que fico demasiado emotiva nas rondas finais dos torneios porque tenho este desejo de ganhar. Por vezes, isso domina-me e posso perder o controlo das minhas emoções. Por isso, gostaria de melhorar esse aspeto".
"Honestamente, estou grata pelo que me aconteceu em Paris, porque pude aprender muito. Pude sentar-me, refletir e ser honesto comigo mesmo. Percebi muito sobre mim mesma nestes últimos eventos", acrescentou.

Gauff, por sua vez, disse estar cansada de ter que falar sobre o episódio. "Está esquecido. Já nos estávamos a dar muito bem antes de tudo isto acontecer, por isso não foi muito difícil aceitar este pedido de desculpas", disse no sábado.
As duas chegaram mesmo a fazer um vídeo de TikTok a dançar no relvado de Wimbledon para mostrar que não há ressentimentos entre eles.
Em caso de vitória em Londres, Gauff seguirá as pisadas da sua compatriota Serena Williams, a última jogadora a completar a dobradinha Roland Garros-Wimbledon no mesmo ano (2015).
No entanto, a jovem americana nunca passou da quarta ronda do torneio londrino: "Gostaria muito de o fazer, mas também não estou a colocar demasiada pressão sobre mim própria (...) É uma transição rápida (da terra batida para a relva) e é por isso que penso que este tipo de dupla é tão difícil; passas de ganhar um torneio tão importante e tens de voltar ao trabalho alguns dias depois".