Mais

Ténis: Demasiado poderosa para Jessica Pegula, Aryna Sabalenka vence o WTA 1000 de Miami

Aryna Sabalenka é a Rainha de Miami
Aryna Sabalenka é a Rainha de MiamiAL BELLO / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP
Ainda sob alguma ameaça de Jessica Pegula, Aryna Sabalenka mostrou a sua força e quebrou finalmente a resistência da sua adversária. A bielorrussa vence o WTA 1000 de Miami e continua a ser a número 1 mundial indiscutível.

Recorde as incidências da partida

Sunshine Double chegou ao fim para as mulheres, esta noite, com a final do WTA 1000 Miami. Um torneio que nem Aryna Sabalenka nem Jessica Pegula tinham conseguido vencer nas suas carreiras. Número 1 do mundo, a bielorussa era naturalmente a favorita nesta repetição da final do US Open, que tinha vencido, mas uma coisa era certa: em casa, a americana não se apresentava como uma vítima expiatória.

Mas o início do encontro, atrasado uma hora por causa da chuva, foi... bizarro. Ao servir primeiro, a número 1 do mundo salvou dois pontos de break e, depois, defendeu o serviço da rival. Terá sido o suficiente para começar o rolo compressor? Não, porque a norte-americana jogou três jogos seguidos, quebrando duas vezes e parecendo ter encontrado a chave para o jogo de Sabalenka, em particular mantendo-a no fundo da rede com um bom comprimento.

Foi um erro, no entanto, pois a bielorrussa ganhou três jogos seguidos e serviu para o set antes de ficar fraca. A americana entrou em ação, recuperou para 5-5 e parecia estar em posição de, pelo menos, garantir um tiebreak, mas cedeu perante os golpes de Aryna Sabalenka, que se tornou subitamente demasiado poderosa e terminou o set com um break point. Nessa altura, as hipóteses de Pegula pareciam bastante reduzidas.

No entanto, isso não foi suficiente para a desencorajar, pois quebrou logo no primeiro jogo do segundo set para deixar claro que não seria derrotada tão facilmente. A ilusão foi total, já que Sabalenka saiu com a sua marreta, batendo uma série de winners para fazer descarrilar a sua rival, que foi incapaz de resistir ao ataque da bielorrussa. No entanto, a número um mundial continuava bastante dependente do seu primeiro serviço e, mesmo quando liderava por 4-1, nada era certo.

No entanto, Pegula já não parecia ter as armas necessárias para resistir ao poderio da rival. E quando serviu para se manter em jogo, acabou por desistir, extinta por uma rival demasiado forte e que fechou o encontro com um último passing shot vencedor. Aryna Sabalenka venceu por 7-5 e 6-2 e conquistou o seu primeiro título WTA 1000 em Miami. Apesar de este ser apenas o seu primeiro título de 2025, a bielorrussa continua a ser a indiscutível n.º1 mundial, tendo aumentado a sua vantagem no topo do ranking. Mais uma razão para iniciar a época de terra batida com apetite.