Mais

Terry Griffiths, antigo campeão mundial de snooker, morre aos 77 anos

Terry Griffiths do País de Gales
Terry Griffiths do País de GalesMary Evans / Allstar / Tony Edenden / Profimedia
O antigo campeão mundial de snooker, Terry Griffiths, morreu aos 77 anos, após uma longa batalha contra a demência, confirmou a sua família.

O jogador britânico passou a qualificação e derrotou Dennis Taylor na final do Crucible de 1979, e também ganhou o Masters e o Campeonato do Reino Unido, para completar a ilustre Tripla Coroa do desporto.

"Para os nossos amigos e seguidores do snooker em geral, estamos profundamente tristes por partilhar a notícia da nossa perda. Terry Griffiths... faleceu pacificamente a 1 de dezembro, após uma longa batalha contra a demência. Estava rodeado pela sua família na sua querida cidade natal no Sul do País de Gales", escreveu o filho de Griffiths, Wayne, no Facebook. 

O World Snooker Tour descreveu Griffiths como um "grande jogador de snooker de todos os tempos" e acrescentou: "As nossas sinceras condolências à família e aos muitos amigos de Terry. Ele era amado e respeitado por todos no desporto".

O galês foi um dos principais nomes do desporto na década de 1980 e no início da década de 1990. Chegou pelo menos aos quartos de final do campeonato do mundo em nove anos consecutivos, incluindo a final em 1988.

Deixou de jogar depois de uma derrota na primeira ronda contra Mark Williams no campeonato do mundo de 1997.

Griffiths treinou uma série de jogadores de topo, incluindo Williams, Stephen Hendry e Mark Allen.

Williams, três vezes campeão mundial, descreveu Griffiths nas redes sociais como um "mentor, treinador, amigo, lenda".

O número um do mundo Judd Trump, que venceu o Campeonato do Reino Unido no domingo, foi citado pelo Daily Mail como tendo dito: "É uma notícia incrivelmente triste. Ele é uma lenda do jogo. Terry era um homem muito espirituoso. Sempre que eu estava no Welsh Open, ele vinha cá e brincava. Eu tinha uma boa relação com ele".