Mais

Thomas Bach assegura que Kirsty Coventry decide no período de transição no COI

Bach passa a palavra a Coventry
Bach passa a palavra a CoventryFabrice COFFRINI / AFP / AFP / Profimedia
A nova presidente do Comité Olímpico Internacional (COI), Kirsty Coventry, decidirá quaisquer questões em que haja diferença de opinião com o antecessor nos três meses de transição, assegurou esta sexta-feira Thomas Bach, de saída da liderança.

“Deixei-lhe a garantia que, a partir de hoje, nenhuma decisão será tomada sem o seu acordo. Será feito em consulta plena, e se surgirem algumas diferenças de opinião entre eu e ela, o ponto de vista de Coventry prevalecerá”, declarou Thomas Bach.

A antiga campeã olímpica de natação, do Zimbabué, foi eleita quinta-feira como sucessora do alemão, e será a primeira mulher e pessoa africana a chefiar o organismo que lidera o movimento olímpico mundial.

Bach liderará uma última reunião do Conselho Executivo do COI, em 09 de abril, e Coventry assumirá o cargo formalmente em 23 de junho.

Os dois estiveram esta sexta-feira juntos e o alemão explicou, na conferência de imprensa final da 144.ª Sessão do COI, em Costa Navarino, Grécia, que a transição será o mais tranquila possível, procurando “dormir” quando entregar definitivamente a pasta.

“A paridade de género é apenas uma peça do puzzle. Antes de mim, tivemos oito presidentes, e fomos todos europeus, à exceção de um norte-americano. Não refletia a diversidade do movimento olímpico, e esta eleição é, acima de tudo, um compromisso com a globalidade”, analisou Bach.

O antigo campeão olímpico referiu-se ainda às relações dos Estados Unidos com a Agência Mundial Antidopagem, notando “contactos” que podem aproximar as duas partes, e à necessidade de mais ser feito pelo organismo no que toca às alterações climáticas.

Campeã olímpica nos 200 metros costas em Atenas-2004 e Pequim-2008, a atual ministra do Desporto do Zimbabué vai suceder a Thomas Bach na presidência do COI em 23 de junho.

Nascida em Harare, em 16 de setembro de 1983, Coventry foi presidente da Comissão de Atletas (2018-2021) e membro da direção executiva (2018-2021) do COI, a que pertence desde 2013.

Atualmente, a sete vezes medalhada olímpica preside à Comissão de Coordenação dos Jogos Olímpicos da Juventude Dakar-2026 e dos Jogos Olímpicos Brisbane-2032.