Mais

Thomas Bach nomeado Presidente Honorário do COI

Thomas Bach na sua última grande aparição
Thomas Bach na sua última grande apariçãoFABRICE COFFRINI/AFP
Após a sua reforma como Presidente do Comité Olímpico Internacional, Thomas Bach será Presidente Honorário vitalício da organização olímpica. A proposta apresentada pela Vice-Presidente do COI, Nicole Hoevertsz, no final do primeiro dia da 144.ª Assembleia Geral, foi aprovada pelos membros com uma salva de palmas.

"Estou verdadeiramente impressionado e grato pelas vossas palavras. Estou cheio de humildade, isto não é obra de um só homem. Fizemo-lo todos juntos", disse Bach, visivelmente emocionado e lutando contra as lágrimas: "Estou cheio de humildade. Há coisas mais importantes do que a honra: a amizade".

A presidência honorária entrará em vigor a 24 de junho, quando Bach passar o seu cargo na sede do COI em Lausanne ao seu sucessor - e também se reformar como membro ativo do COI.

A eleição está agendada para quinta-feira, na sessão de Costa Navarino, na Grécia. Seis dos oito antecessores de Bach foram nomeados presidentes honorários.

Bach "salvou os Jogos"

No seu discurso, que durou vários minutos, Hoevertsz elogiou a "liderança visionária" de Bach, que entrou para o COI em 1991 e dirige a organização desde 2013.

"Devemos-lhe muito mais do que apenas gratidão", explicou Hoevertsz. A saída de Bach da presidência assinalou o "fim de uma era".

O alemã o"salvou os Jogos", afirmou o belga Ingmar De Vos, um dos muitos membros que agradeceram a Bach após o discurso de Hoevertsz.


Menções