Depois ter carimbado a presença nos oitavos de final da Taça de Portugal ao bater o Vizela no prolongamento (2-1), Moreno promoveu quatro alterações na equipa do Vitória de Guimarães para a receção ao Marítimo, na 13.ª jornada da Liga, com Celton Biai, Ibrahima Bamba (suspensão), Tiago Silva e Anderson Oliveira a darem o lugar a Bruno Varela, Tounkara, André André e André Silva. Do lado insular, João Henriques fez apenas uma alteração, forçada, com Trmal a ceder o lugar na baliza a Miguel Silva, uma vez que o guarda-redes checo está cedido pelos vimaranenses.

A jogar em casa, o Vitória de Guimarães entrou mais pressionante dominou a posse de bola e foi conseguido acercar-se da baliza de Miguel Silva, mas os disparos de Rúben Lameiras, Tiago Silva e Zé Carlos acabaram todos nas mãos do guarda-redes insular, que não se teve de esforçar muito para manter a baliza inviolada.
Mudança de sistema que não surtiu efeito
Depois de no primeiro tempo ter sido forçado a tirar André André de campo (entrou Tiago Silva) por problemas físicos, outra lesão parece ter obrigado Moreno Teixeira a uma nova mexida. Depois do intervalo, o central Mikel Villanueva apareceu no banco de suplentes com gelo e deu lugar ao médio Janvier (também ele viria a sair lesionado aos 83 minutos) , uma alteração que veio mexer com a estrutura do Vitória de Guimarães.
Os vimaranenses deixaram a defesa a três, passaram para um 4x3x3, mas acabaram por perder acutilância. O jogo tornou-se muito amarrado a meio-campo e o melhor que havia para a amostra era um remate de Anderson Oliveira à entada da área, após boa combinação com Jota, que acabou ao lado.
Um pontapé que despertou os conquistadores
A solução para a falta de inspiração do Vitória de Guimarães foi uma.. bomba. Aos 70 minutos, Tiago Silva recebeu a bola a meio do meio-campo adversário, foi avançado e disparou um remate forte e colocado, sem hipóteses para o Miguel Silva.
Um disparo que teve o condão de despertar os vimaranenses. Aproveitando o maior balanceamento para a frente do Marítimo, o Vitória de Guimarães conseguiu responder com aproximações perigosas à área insular e esteve muito perto de chegar ao segundo golo. Aos 90 minutos, Jota viu Zainadine negar-lhe o tento com um grande corte e aos 90+3 minutos, Anderson isolou-se, mas o remate acertou no poste e saiu para a linha de fundo.
Reveja aqui as incidências do jogo
Com este resultado, o Vitória de Guimarães subiu provisoriamente ao quinto lugar com os mesmos pontos do Casa Pia (recebe o Chaves) e mais um que o Sporting (visita o Famalicão). Já o Marítimo é o penúltimo classificado com seis pontos e vai encarar esta paragem para o Mundial em zona de despromoção e com apenas um triunfo em 13 jogos.
Homem do jogo Flashscore: Tiago Silva (Vitória de Guimarães)
