Terminou a fase de grupos da edição 2022/23 da Liga dos Campeões. Das 32 equipas que arrancaram a primeira jornada, a 6 de setembro, restam apenas 16 na luta pelo título de melhor emblema do futebol europeu.
E entre esses 16 clubes existem dois portugueses. Depois de começar com duas derrotas consecutivas, o FC Porto superou Club Brugge, Bayer Leverkusen e Atlético Madrid, no Grupo B, e apurou-se para os oitavos de final como primeiro classificado, após a vitória diante dos espanhóis (2-1), na última ronda.
Também no primeiro lugar, mas do Grupo H, ficou o Benfica. Com a goleada ao Maccabi Haifa (6-1), as águias conseguiram superar o PSG no critério dos golos fora (ambos somaram 14 pontos, 16 golos marcados, sete sofridos e empataram a uma bola nos dois duelos) e passaram para a frente dos parisienses. Juventus e Maccabi Haifa ficaram fora das contas.
Diz o ditado popular que não há duas sem três, mas infelizmente a sabedoria do povo não se confirmou para o futebol português. Após ter começado a fase de grupos com dois triunfos consecutivos, o Sporting perdeu na última jornada em casa com o Eintracht Frankfurt (1-2) e caiu para o terceiro lugar, com os alemães e o Tottenham a seguirem em frente, e o Marselha a ficar eliminado de todas as provas.
Tudo terminado, são estas as 16 equipas que vão participar no sorteio dos oitavos de final, agendado para esta segunda-feira, 7 de novembro, às 11 horas, em Nyon (Suíça). Além da condicionante geográfica, as equipas do mesmo grupo não se podem defrontar nesta eliminatória a duas mãos agendada para 14/15/21/22 de fevereiro e 7/8/14/15 de março.
Confira os potes:
Cabeças-de-série: Nápoles (Itália), FC Porto, Bayern Munique (Alemanha), Tottenham (Inglaterra), Chelsea (Inglaterra), Real Madrid (Espanha), Manchester City (Inglaterra), Benfica;
Não cabeças-de-série: Liverpool (Inglaterra), Club Brugge (Bélgica), Inter de Milão (Itália), Eintracht Frankfurt (Alemanha), Milan (Itália), RB Leipzig (Alemanha), Borussia Dortmund (Alemanha) e PSG (França).