Convencido de que o 'jejum' de vitórias nos últimos sete encontros oficiais é "mais um problema" de resultados e de "erros" já identificados do que de "qualidade de jogo", o técnico do Vitória de Guimarães, de 41 anos, vincou que a sua equipa ambiciona ser "competitiva e rigorosa", mas também quer "desfrutar" do embate com os dragões.
"Os nossos atletas merecem desfrutar do jogo. Há um ano, muitos não imaginavam estar aqui (na equipa principal). Os atletas têm de ter cabeça limpa para serem competitivos. É possível ganhar amanhã (sábado) a um FC Porto muito forte", realçou, na conferência de imprensa de antevisão à partida marcada para as 20:30 horas, em Guimarães.
Apesar de saber que o "momento atual não é o melhor", Moreno defendeu que a equipa minhota deve "ter bola" e aparecer em "zonas de finalização", caso contrário "não vai tirar nada" de um jogo frente a um adversário com "aspetos muito difíceis de contrariar", como a reação à perda de bola, que catalogou de "incrível".
"Percebemos a qualidade do FC Porto. Este é talvez o Porto mais equilibrado da era Sérgio Conceição (treinador do FC Porto desde 2017/18), mas não há nada, nem ninguém que não me faça acreditar que poderemos ganhar o jogo", referiu.

O timoneiro vitoriano crê que o FC Porto da época 2022/23 é "mais completo" face a épocas anteriores por causa da "qualidade na saída de bola" que apresenta desde o seu guarda-redes, Diogo Costa, do quão "vertical" Galeno é nas alas, do que o médio Otávio dá "no jogo por dentro" e por causa das "várias soluções" que apresenta para causar "roturas" nos adversários.
Moreno afirmou-se, porém, convicto de que o Vitória pode "provocar o erro ao FC Porto" e "corrigir os erros" cometidos, embora rejeitando a ideia de "descontrolo emocional" como explicação para as reviravoltas sofridas perante o Sporting de Braga (3-2), para a Taça de Portugal, e Gil Vicente (2-1), para o campeonato, nos últimos dois encontros oficiais.
Os médios Tomás Händel, Zé Carlos, Tiago Silva e André André, lesionados, e o avançado Anderson Silva, castigado, vão falhar a receção aos dragões, ao passo que o defesa central André Amaro regressa às opções de Moreno, após ter cumprido um jogo de suspensão na ronda anterior.
O Vitória de Guimarães, sexto classificado da Liga, com 24 pontos, recebe o FC Porto, terceiro, com 36, em partida agendada para as 20:30 de sábado, no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, com arbitragem de Luís Godinho, da Associação de Futebol de Évora.