Mais

Tribunal Arbitral do Desporto reverte castigo aplicado ao Vitória de Guimarães

Tribunal Arbitral do Desporto reverte castigo aplicado ao Vitória de Guimarães
Tribunal Arbitral do Desporto reverte castigo aplicado ao Vitória de GuimarãesVitória SC
Instância anulou o castigo de um jogo à porta fechada, que havia sido decretado em julho pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), depois da invasão de campo de um adepto no duelo frente ao FC Porto, da 29.ª jornada da edição 2021/22 da Liga portuguesa.

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) julgou procedente, "por maioria", o recurso apresentado pelo Vitória de Guimarães, "anulando-se assim a deliberação" do Conselho de Disciplina da FPF.

De acordo com o relatório, "não se provou que o invasor fosse sócio, adepto ou simpatizante do demandante e que o invasor tenha pontapeado por duas vezes o jogador Rochinha", tendo, para a decisão, sido "decisivo o depoimento" do atleta, que garantiu que "nunca se sentiu agredido".

À altura no emblema vitoriano, Rochinha declarou ainda "que o invasor o abraçou (...) tendo até referido que o invasor lhe disse 'amo-te Rochinha'", acrescenta o documento.

"As testemunhas Cosme Machado, ex-árbitro de futebol, e João Pinheiro, árbitro do jogo, foram perentórios em afirmar que o jogo se encontrava interrompido, tendo sito reatado com um lançamento da linha lateral, esse sim retardado por força da invasão", conclui.