Mais

Tribunal desportivo suspende nomeação de Marc Brys para selecionador dos Camarões

Marc Brys assinou contrato a 8 de maio como selecionador dos Leões Indomáveis
Marc Brys assinou contrato a 8 de maio como selecionador dos Leões IndomáveisAFP

A nomeação do belga Marc Brys (61 anos) como treinador da seleção dos Camarões foi suspensa pelo Tribunal do Desporto dos Camarões, esta terça-feira, na sequência de uma petição de um clube de futebol amador.

No mês passado, o Ministério dos Desportos dos Camarões causou polémica ao nomear Marc Brys como treinador dos Leões Indomáveis sem consultar a Federação de Futebol (FECAFOOT).

A decisão deu origem a um conflito entre o Ministério do Desporto e a FECAFOOT, que considerou que o Governo tinha tomado uma decisão unilateral.

Em resposta, a FECAFOOT pediu ao seu presidente, Samuel Eto'o, que propusesse um selecionador nacional e outros quadros para a equipa nacional, no prazo de 72 horas, aprofundando o seu impasse com o Ministério do Desporto.

Eto'o manteve Brys como treinador principal, mas nomeou diferentes assistentes, pessoal técnico, médico e administrativo.

Entretanto, um clube amador levou o caso à Câmara de Arbitragem e Conciliação do Comité Nacional Olímpico e Desportivo dos Camarões.

Numa decisão provisória tomada esta terça-feira, o tribunal suspendeu as nomeações da FECAFOOT enquanto examina o assunto. As partes interessadas têm 24 horas para recorrer.

Em resposta, a FECAFOOT afirmou que "se reserva o direito de remeter estas decisões para a FIFA, uma vez que prejudicam o processo de preparação para os próximos eventos desportivos".

"O Comité de Emergência da FECAFOOT irá reunir-se imediatamente para tomar as medidas adequadas", declarou em comunicado.

A FIFA, organismo que rege o futebol a nível mundial, tem regras estritas contra a interferência dos governos nas federações nacionais e tem frequentemente banido países quando os governos se envolvem nos assuntos das federações.

O presidente da Associação de Clubes de Futebol Amador dos Camarões, Balla Ongolo Henri, tinha dito anteriormente que as nomeações de Eto'o iriam prejudicar a imagem dos Camarões e perturbar os preparativos para as eliminatórias do Campeonato do Mundo de 2026, em junho próximo.

Brys assinou um contrato a 8 de maio, como selecionador principal dos Leões Indomáveis, após o despedimento de Rigobert Song em fevereiro. A FECAFOOT não esteve presente na cerimónia de assinatura do contrato.

O Ministério dos Desportos afirma ter agido em conformidade com os regulamentos nacionais e internacionais.