Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Tribunal rejeita processo de difamação de Rubiales antes de beijo polémico

AFP
Decisão contra Rubiales pode ser objeto de recurso
Decisão contra Rubiales pode ser objeto de recursoAFP
Um tribunal espanhol indeferiu uma ação judicial movida pelo ex-líder da federação espanhola de futebol, Luis Rubiales, contra o técnico Javier Clemente, que havia chamado Rubiales de "sujeito perigoso e ambicioso" que buscava "ficar rico", qualificando seus comentários como liberdade de expressão.

Na sua decisão, vista pela Reuters na segunda-feira e datada de 1º de setembro - em meio a um escândalo não relacionado ao comportamento de Rubiales no Campeonato do Mundo de Futebol Feminino no mês passado - o tribunal de Madrid disse que "estamos a lidar com um puro exercício do direito de expressar livremente uma opinião sobre uma pessoa que, além disso, é uma figura pública". A decisão pode ser objeto de recurso.

Rubiales não quis comentar, e Clemente, que foi técnico da seleção masculina da Espanha na década de 1990, não estava disponível para comentar.

Rubiales pagou caro pelo beijo forçado em Hermoso
Rubiales pagou caro pelo beijo forçado em HermosoReprodução

Rubiales processou Clemente em 2022 depois do técnico dizer numa entrevista que o "objetivo de Rubiales era fazer fortuna" no comando da RFEF.

Na cerimónia de entrega de medalhas em 20 de agosto, após a vitória da Espanha no Mundial em Sydney, Rubiales agarrou a cabeça da jogadora Jenni Hermoso e beijou-a nos lábios, provocando um furor sobre o sexismo no desporto e na sociedade espanhola.

Rubiales também era vice-presidente da UEFA
Rubiales também era vice-presidente da UEFAProfimedia

Depois de semanas da desafiar os apelos de jogadoras, políticos e grupos de mulheres para que renunciasse, ele finalmente renunciou em 10 de setembro ao cargo de presidente da RFEF e de vice-presidente da UEFA, logo após Hermoso ter apresentado uma queixa criminal contra ele por suposta agressão sexual.

Clemente, ex-jogador, levou o Athletic Bilbao ao título da LaLiga antes de passar seis anos como técnico da Espanha, levando o país aos Mundiais de 1994 e 1998. Ele também treinou as equipas nacionais da Sérvia, Camarões e Líbia.

Rubiales foi criticado por muitos do meio do futebol
Rubiales foi criticado por muitos do meio do futebolAFP