Mais

Triplo pontapé na crise: Marítimo vence jogo de aflitos e ultrapassa o Santa Clara (3-1)

O Marítimo voltou a vencer em casa
O Marítimo voltou a vencer em casaLUSA/Opta by Stats Perform
Mais de um mês depois, o Marítimo regressou às vitórias na Primeira Liga, impondo-se frente a um rival direto na luta pela manutenção. Apesar de terem sido dominadores no primeiro tempo, os maritimistas chegaram ao intervalo em desvantagem, confirmando, depois, toda a sua supremacia. Este triunfo coloca os madeirenses em zona de play-off e a seis pontos de sair dos últimos três lugares.

Recorde aqui as incidências do encontro

No seguimento da 22.ª jornada da Liga, os aflitos Marítimo e Santa Clara encontraram-se em mais um dérbi insular. No que toca às equipas iniciais, José Gomes apresentou três alterações, com Marcelo Carné, Beltrame e Geny Catamo a entrarem para o onze. Já Jorge Simão fez duas modificações, chamando Boateng e Ricardinho à titularidade.

Equipas iniciais
Equipas iniciaisFlashscore

Os açorianos entraram melhor no encontro, com Adriano e Tagawa a disporem dos primeiros remates da partida. Na resposta, Zainadine cabeceou por cima após um canto de Xadas. No entanto, tudo mudou aos 17 minutos: Nanu recebeu uma segunda bola na direita, passou por Moreno e, junto à linha de fundo, cruzou atrasado para Gabriel Silva finalizar para o fundo da baliza.

Logo a seguir ao golo inaugural, Bruno Almeida podia ter feito o segundo, mas o remate saiu lado. No entanto, a desvantagem fez que o Marítimo dominasse a segunda metade do primeiro tempo e tivesse as melhores ocasiões de perigo, com André Vidigal (28 minutos) e Winck (30 minutos) a não conseguirem faturar. No penúltimo minuto da primeira parte, foi a vez de Geny e Riascos testarem os reflexos de Gabriel Batista, que manteve a sua baliza inviolada.

Estatísticas ao intervalo
Estatísticas ao intervaloOpta by Stats Perform

Na etapa complementar, os açorianos voltou a entrar melhor e, logo aos cinco minutos, Gabriel Silva teve nos pés o segundo golo, mas atirou ao lado. Responderam os madeirenses, com Pablo Moreno a voltar a obrigar Gabriel Batista a aplicar-se. No entanto, aos 61 minutos, Winck tirou o cruzamento na direita e, na tentativa de cortar, Boateng introduziu a bola na sua própria baliza.

O empate teve o condão de animar as gentes da Madeira, que galvanizaram a equipa em busca da reviravolta. Aos 68 minutos, Val Soares esteve perto desse golo, mas a bola saiu ligeiramente por cima. Todavia, no minuto seguinte, Xavi Quintillà cortou com o braço um remate de Winck e Artur Soares Dias assinalou grande penalidade. O lateral brasileiro assumiu a cobrança e atirou forte para o 2-1.

A resposta ao golo sofrido quase que foi imediata, mas Ricardinho, a passe de Nanu, atirou para defesa de Marcelo Carné, com o guardião a defender ainda a recarga de Tagawa. A 12 minutos dos 90, Winck serviu Riascos, que apareceu em velocidade no corredor direito, cruzou rasteiro e Liza só teve de encostar para o terceiro golo maritimista.

O Santa Clara ainda tentou reduzir, com Carné a negar os golos a Ricardinho (83 minutos) e Ítalo (83 minutos). A vitória estava assim confirmada e permite ao Marítimo chegar aos 16 pontos e ultrapassar o adversário deste sábado na tabela. Os açorianos continuam com 15 pontos e caíram para o penúltimo lugar, numa altura em que somam 12 jogos sem vencer em todas as competições.

Homem do jogo Flashscore: Cláudio Winck (Marítimo)