Mais

Ucrânia pede à FIFA exclusão do Irão do Mundial-2022

Ucrânia pede à FIFA exclusão do Irão do Mundial-2022
Ucrânia pede à FIFA exclusão do Irão do Mundial-2022Teammelli
A Federação Ucraniana de Futebol (UAF) pediu à FIFA a exclusão da seleção iraniana, orientada por Carlos Queiroz, do Mundial-2022, que começa a 20 de novembro, no Catar. Em comunicado, o organismo defende que as violações dos direitos humanos naquele país violam os estatutos da FIFA.

"Levando em consideração as informações dos media sobre as sistemáticas violações dos direitos humanos no Irão, que podem violar os princípios e normas dos estatutos da FIFA, a resolução 2231 do Conselho de Segurança das Nações Unidas a propósito da imposição de sanções ao Irão e do possível envolvimento do Irão na agressão militar da Rússia contra a Ucrânia, a UAF pede à FIFA para considerar a exclusão da seleção nacional do Irão do Mundial 2022", pode ler-se num comunicado do Conselho Executivo da UAF, dado a conhecer esta segunda-feira.

Recorde-se que a comunidade internacional tem acusado o Irão de estar a fornecer drones Kamikaze à Rússia.

A seleção iraniana, orientada por Carlos Queiroz, está no Grupo B do Mundial, juntamente com Inglaterra, País de Gales e Estados Unidos. Recentemente, um grupo de desportistas do Irão também fez chegar à FIFA uma petição para excluir a seleção iraniana do Mundial 2022, alegando violações permanentes dos direitos da mulheres e a falta de independência da Federação daquele país em relação ao Governo, entre outros motivos.

A Federação Ucraniana também pediu à FIFA e à UEFA que tomem "medidas urgentes" como resposta à Federação Russa de Futebol, que avançou para a integração na Rússia dos clubes dos territórios da Ucrânia recentemente anexados.