No ano passado, a UEFA afirmou que a Liga dos Campeões, a Liga Europa, a Liga da Conferência e a Supertaça gerariam uma receita bruta de 4,4 mil milhões de euros na época de 2024/25, dos quais 5% corresponderiam a 220 milhões de euros. De acordo com o sistema proposto de "Prémio de Desenvolvimento do Jogador" (PDR), apenas os clubes que não se qualificassem para a fase principal da LM seriam elegíveis para uma parte baseada nos minutos jogados nas competições da UEFA e nos prémios monetários.
O PDR é uma abordagem pragmática, baseada no mérito, que visa restabelecer a equidade e o equilíbrio no ecossistema do futebol", afirma um comunicado da UEC: "O conceito já foi apresentado à Comissão Europeia e às principais partes interessadas no futebol, tendo recebido reacções iniciais encorajadoras".
De acordo com a eca, o princípio básico é claro: "Os clubes que investem no desenvolvimento de jogadores devem ser recompensados de forma justa quando esses jogadores contribuem para o sucesso nas competições europeias".
O sindicato acrescentou que quase 1 500 clubes de toda a Europa teriam recebido pagamentos do PDR se o sistema tivesse estado em vigor na época passada, com mais de 400 clubes a receberem mais de 100 000 euros. A UEFA reservou 7% das receitas para o ciclo 2024-2027 para os clubes que não participam das competições continentais masculinas, mas a UEC disse que o sistema da UEFA está desatualizado e não atende aos objetivos do futebol sustentável.
Comentando a opção PDR, a UEFA afirmou: "Tomamos nota desta proposta. O sistema de solidariedade foi revisto com as partes interessadas antes do início do ciclo e está agora no seu primeiro ano de funcionamento. Esta questão será levantada quando chegar a altura."
A UEC foi criada em 2022 e está separada da Associação Europeia de Clubes (ECA), que é presidida por Nasir Al-Khelaifi, do PSG, e afirma ser o único órgão representativo dos clubes na Europa. A ECA tem um memorando de entendimento com a UEFA que vigora até 2033 e representa mais de 440 clubes em todo o continente, embora seja dominada pelas grandes equipas.