UEFA altera formato da Liga das Nações e da qualificação para os torneios de seleções

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
UEFA altera formato da Liga das Nações e da qualificação para os torneios de seleções
Liga das Nações vai ter novo formato
Liga das Nações vai ter novo formato
UEFA
Decisão foi tomada esta quarta-feira, em Nyon, na Suíça. Alterações vão entrar em vigor em setembro de 2024 e pretendem tornar estas competições mais atrativas sem aumentar o número de jogos.

O encontro do Comité Executivo da UEFA que se realizou esta quarta-feira trouxe modificações aos formatos da Liga das Nações e da qualificação europeia para os torneios de seleções. Vão entrar em vigor em setembro de 2024 e as mudanças são as seguintes:

Liga das Nações

À final four (meias-finais e final) que serviu para encontrar os campeões de 2019, 2021 e vai ser utilizada em 2023, a UEFA adicionou mais uma fase a eliminar. Nos quartos de final, os primeiros classificados de cada grupo vão defrontar os segundos classificados, numa eliminatória a duas mãos que dará acesso à decisão do título.

Será introduzido também um play-off de manutenção/despromoção. Ou seja, o terceiro classificado dos grupos da divisão A vai defrontar o segundo classificado dos agrupamentos da divisão B numa eliminatória a duas mãos. O mesmo acontece entre a divisão B e C.

Isto vai levar a uma expansão da Liga das Nações para a janela internacional de março.

O novo formato da Liga das Nações
UEFA

Qualificação Europeia

As equipas vão passar a ser inseridas em 12 grupos de quatro e cinco equipas, com a competição a disputar-se no formato tradicional (todos contra todos a duas voltas, com jogo em casa e fora). Para o Euro-2024, por exemplo, foram sete agrupamentos de cinco equipas e três com seis.

As equipas nos grupos de cinco vão começar a qualificação em março, ou junho se estiverem incluídas nos jogos a eliminar da Liga das Nações. Os agrupamentos de quatro arrancam em setembro de 2025 e terminam em novembro.

Os 12 vencedores de cada grupo são apurados automaticamente para o Europeu ou Mundial, sendo que o segundo garante ou vaga direta ou acesso aos play-offs (depende do número de lugares).

Este novo formato será implementado pela primeira vez na qualificação para o Mundial-2026.

O novo formato da qualificação
UEFA

Supertaça Europeia

A edição de 2023 estava marcada para Kazan, na Rússia. As sanções impostas ao país, pela invasão da Ucrânia, levaram a uma mudança para Atenas, capital da Grécia. O vencedor da Liga dos Campeões e da Liga Europa vão defrontar-se no Georgios Karaiskakis, a 16 de agosto (20 horas).

Euro sub-21 2025

Será acolhido pela Eslováquia, vai contar com 16 equipas e será disputado em oito cidades diferentes.