Mais

UFC: Ankalaev destrona Pereira e torna-se campeão de pesos-pesados

Ankalaev comemora a vitória
Ankalaev comemora a vitóriaStephen R. Sylvanie-Imagn Images

Magomed Ankalaev destronou Alex Pereira para se tornar o campeão dos pesos-pesados do UFC depois de garantir uma vitória por decisão unânime no UFC 313 no sábado, dando a Pereira a sua primeira derrota na categoria de peso.

O russo Ankalaev, invicto desde março de 2018, superou o ex-campeão de kickboxing Pereira em pé com pressão para a frente e joelhadas no corpo, e deixou o brasileiro exausto depois de prendê-lo na cerca e forçá-lo a lutar.

"Nem consigo exprimir isto em palavras. Foi uma espera tão longa. Aqui está o meu sonho e está na minha cintura", disse Ankalaev depois de finalmente ganhar o cinturão de campeão, depois de lutar com Jan Blachowicz para um empate dividido na sua primeira luta pelo título do UFC em dezembro de 2022.

Pereira, que venceu as suas últimas quatro lutas por KO, pontapeou repetidamente a perna dianteira de Ankalaev no início da luta, mas Ankalaev respondeu no segundo round, acertando uma mão esquerda e deixando Pereira com as pernas trêmulas poucos segundos antes do sino.

Ankalaev manteve a pressão no assalto seguinte, desferindo joelhadas à queima-roupa enquanto Pereira se defendia das suas tentativas de queda. A superioridade de Ankalaev ajudou-o a prender Pereira na grade e a drenar a sua energia no quarto round.

Enquanto os treinadores de Pereira o incentivavam a responder, o brasileiro derrubou Ankalaev no último round e acertou um pontapé na cabeça, mas não foi o suficiente para convencer os juízes, pois o ex-campeão dos pesos médios sofreu a terceira derrota de sua carreira profissional nas artes marciais mistas.

"O plano era pressionar, pressionar, pressionar. Todos os que lutam com ele tentam contrariá-lo, mas eu queria ter a certeza de que lutava como o número um", disse Ankalaev.

Pereira disse que sabia que iria enfrentar uma guerra, mas Ankalaev não lhe causou muitos danos.

"Vou continuar a treinar. Sinto-me bem, não acho que esteja magoado nem nada. Vou tirar uns dias de folga e voltar a treinar, esta é a minha vida", disse Pereira.