A principal competição de artes marciais mistas (MMA) investiu recursos no desenvolvimento do mercado chinês e tem um instituto de desempenho multimilionário em Xangai.
Mas essas ambições foram prejudicadas pelas rígidas restrições de viagem durante a pandemia Covid-19, que levou ao cancelamento da maioria dos eventos edsportivos internacionais no país até que as políticas fossem suspensas no final de 2022.
O evento Shanghai Fight Night, previsto para dezembro do ano seguinte, foi transferido com menos de um mês de antecedência para Las Vegas devido a "questões logísticas". Kevin Chang, diretor da UFC na Ásia, afirmou que o evento deste ano terá lugar a 23 de agosto.
"Este promete ser um fim de semana cheio de ação que irá mostrar a cidade e o nosso desporto, e o poder da China, ao mundo", disse, em conferência de imprensa.
O UFC realizou um Fight Night na semi-autónoma Macau em novembro, mas o seu último evento na China continental foi em 2019, em Shenzhen. No entanto, tem mantido uma presença no país através do seu instituto de performance, que foi inaugurado em 2019 para desenvolver atletas asiáticos de artes marciais mistas.
O centro tem uma parceria com o Comité Olímpico Chinês.